A eurodeputada madeirense, eleita pelo PS, Sara Cerdas, defendeu o reforço do mecanismo europeu de proteção civil, face à importância que possui para a proteção dos cidadãos e das regiões em situações de catástrofe e futuras adversidades.
Durante a sessão plenária do parlamento europeu a socialista considerou que a União Europeia “precisa de reforçar a sua capacidade de resposta a qualquer tipo de adversidade que coloque em risco a nossa saúde e a do nosso ambiente”.
Sara Cerdas salientou que a proteção dos cidadãos e do ambiente é uma competência dos Estados Membros, contudo referiu que “em caso de um evento de dimensões acrescidas, a União Europeia tem a capacidade de auxiliar as populações e regiões afetadas através do Mecanismo de Proteção Civil Europeu, no seu espírito de solidariedade e cooperação”, acrescentando que “um reforço do orçamento irá permitir mais planeamento na prevenção e preparação ao nível da União Europeia, com respostas intersetoriais e transfronteiriças para uma melhor gestão do risco em desastres”.
A eurodeputada socialista sublinhou que é preciso também reforçar as “reservas estratégicas de recursos e um melhor trabalho em rede com as autoridades de proteção civil nacionais e regionais”, tornando a União Europeia “mais preparada e mais unida”.
O parlamento deve adotar esta terça-feira o novo Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (MPCU), com um orçamento de 1,2 mil milhões de euros, e um complemente de dois mil milhões de euros do plano de recuperação para a Europa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com