[weglot_switcher]

Sony compra estúdio que criou “Halo” por 3,6 mil milhões de dólares

A Sony tem adquirido outras criadoras de jogos que se têm juntado aos PlayStation Studios, como a Naughty Dog, Guerrilla Games, Suckerpunch Productions ou Insomniac. Mas a Bungie assegura que os seus futuros jogos não se tornarão exclusivos da PlayStation, apesar da compra que se vai fixar nos 3,6 mil milhões de dólares (quase 3, 2 mil milhões de euros).
1 Fevereiro 2022, 15h03

A multinacional japonesa Sony anunciou esta segunda-feira que comprou a Bungie, que criou “Destiny” e “Halo”, por 3,6 mil milhões de dólares (quase 3, 2 mil milhões de euros). O acordo acontece menos de duas semanas depois de a Microsoft ter anunciado a aquisição de Activision Blizzard, que controla “Call of Duty” e “World of Warcraft”.

O estúdio vai “continuar a criar de forma independente para várias plataformas e manter o controlo criativo dos seus franchises”, disse o CEO da Bungie, Pete Parsons, que se irá manter no cargo, numa publicação no site.

Os dois gigantes da tecnologia compartilham “o sonho de criar e promover franchises icónicas que unam amigos em todo o mundo, famílias de gerações e fãs em várias plataformas e meios de entretenimento”, destacou.

“Temos tido uma forte parceria com a Bungie desde a conceção da franquia Destiny e não podia estar mais entusiasmado por receber oficialmente o estúdio na família PlayStation”, disse o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan.

“Este é um passo importante na nossa estratégia para expandir o alcance da PlayStation a um público ainda mais vasto”, acrescentou.

Ao longo dos últimos anos, a Sony tem adquirido outras criadoras de jogos que se têm juntado aos PlayStation Studios, como a Naughty Dog, Guerrilla Games, Suckerpunch Productions ou Insomniac. Mas a Bungie assegura que os seus futuros jogos não se tornarão exclusivos da PlayStation.

“Queremos que os mundos que estamos criando se estendam a qualquer lugar onde as pessoas joguem. Continuaremos a ser autopublicados, criativamente independentes e continuaremos a conduzir uma comunidade unificada da Bungie”, escreveu a empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.