A diretora da Amnistia Internacional para a Europa Oriental e Ásia Central, Marie Struthers, considera a condenação do líder da oposição Aleksei Navalny uma “cínica privação dos seus direitos humanos”, consequência das suas “críticas abertas a Vladimir Putin e ativismo político pacífico”.
“Navalny enfrenta nove anos de prisão por acusar a elite russa de corrupção e abuso de poder. Esta frase é previsível, mas, ainda assim, chocante”, defende em comunicado enviado ao Jornal Económico. “Contra o pano de fundo do flagrante desrespeito das autoridades russas pelas leis internacionais, europeias e pelas suas próprias leis, muitos mais podem enfrentar injustiça semelhante”.
“Eu aplaudo o compromisso de Navalny em desafiar a corrupção e outros abusos, mesmo arriscando-se a anos atrás das grades. Ele usou a sala do tribunal para falar contra a agressão da Rússia em Ucrânia, provavelmente arriscando uma pena mais pesada”, frisou Struthers.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com