[weglot_switcher]

Valor dos atletas das ‘Big 5’ pode cair mais de dez mil milhões de euros até junho com suspensão das competições

O cálculo é do CIES – Observatório do Futebol. A concretizar-se esta previsão, a principal consequência é que o mundo do futebol passará a ter apenas uma equipa cujo plantel valerá mais de mil milhões de euros, o Liverpool.
  • Carl Recine/Reuters
31 Março 2020, 07h10

O valor de mercado agregado de todos os atletas a atuar nos cinco principais campeonatos de futebol no Velho Continente, vulgo Big, poderá cair 28,4%, para 23,4 mil milhões de euros, até junho, se a suspensão das competições se mantiver até ao fim da época 2019/2020, aponta o CIES – Observatório do Futebol esta segunda-feira, 30 de março. Antes da suspensão das competições, o valor agregado dos atletas das Big 5 ascendia a 32,7 mil milhões de euros.

Desta forma, além de a pandemia da Covid-19 levar a reduções salariais na indústria do futebol, o surto epidemiológico provocará uma depreciação superior a dez mil milhões de euros no valor de mercado dos atletas das Big 5, na época 2019/2020. Nas Big 5, a Serie A é a que mais perderá com esta desvalorização (-2,9 mil milhões de euros), seguida pela La Liga (-1,9 mil milhões de euros), Bundesliga (-1,8 mil milhões de euros), Ligue 1 (-1,5 mil milhões de euros) e Premier League (-1,2 mil milhões de euros).

Percentualmente, os franceses do Olímpico de Marselha (valor do plantel deprecia 37,9%), os italianos do Inter de Milão (-35,7%), do Hellas Verona (-34,3%) e SPAL (-34,2%), e os ingleses do Sheffield United (-33,2%) serão os clubes que mais sofrerão com a desvalorização do valor de mercado dos atletas.

Contudo, serão os maiores clubes a sofrer as maiores quantias com a suspensão das competições e as consequentes desvalorizações dos jogadores. Assim, Machester City (-412  milhões de euros), Barcelona (-366 milhões de euros), Liverpool (-353 milhões de euros), Real Madrid (-350 milhões) e Paris Saint-Germain (-302 milhões) são os que mais euros vão perder no valor de mercado dos seus plantéis, pelos cálculos do CIES – Observatório do Futebol.

Para ilustrar o impacto desta redução no valor de mercado dos atletas, o CIES aborda o caso do francês Paul Pogba, cujo valor estimado de transferência cairá de 65 milhões para 35 milhões de euros.

A concretizar-se esta previsão, a principal consequência é que o mundo do futebol passará a ter apenas uma equipa cujo plantel valerá mais de mil milhões de euros, nomeadamente o Liverpool. Embora seja um dos clubes que mais deverá perder com o impacto da Covid-19, o plantel do clube inglês deverá valer 1.052 milhões de euros, em junho.

Há duas semanas, o Observatório do Futebol revelou que o futebol tinha seis equipas cujos plantéis valiam mais de mil milhões de euros. Com um valor agregado de 1.405 milhões de euros, o Liverpool foi considerado o clube mais valioso do mundo, à frente do Manchester City de Bernardo Silva e João Cancelo, cuja cotação do plantel ascendia a 1.361 milhões. Barcelona, Real Madrid e Chelsea e o Manchester United completavam a lista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.