[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa cai em linha com Europa. Galp e BCP penalizam PSI 20

O principal índice bolsista português perde 0,72%, para 4.040,24 pontos, penalizado pela Galp e pelo BCP.
8 Abril 2020, 08h41

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,72%, para 4.040,24 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quarta-feira, 8 de abril. A sessão é marcada por uma pressão vendedora, “depois das congéneres em Wall Street terem eliminado os ganhos da abertura e terem encerrado no vermelho”, salienta o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

“A castigar os mercados europeus na sessão de hoje estão as negociações falhadas por parte dos Ministros das Finanças da União Europeia, onde não conseguiram chegar a acordo na criação de uma estratégia para mitigar o impacto económico da pandemia”, frisa o analista. O Eurogrupo reuniu durante a terça-feira para tentar chegar a um consenso quanto a uma reação conjunta dos Estados-membros da União Europeia, nomeadamente através de empréstimos aos países mais necessitados. Contudo nenhum acordo foi alcançado e na quinta-feira, 9 de abril, haverá nova reunião.

Outro dada a marcar o dia dos investidores é o facto de a China ter levantado o lockdown na cidade e Wuham, que durava há 76 dias. Esta é a cidade onde o surto epidemiológico começou. Dos Estados Unidos chegaram afirmações do presidente Donald Trump, responsabilizando a Organização Mundial de Saúde  pela pandemia da Covid-19 e, por isso, ameaçou cortar os fundos que Washington entrega à organização.

Na bolsa portuguesa, 13 empresas cotadas desvalorizam, três valorizam e outras três negoceiam sem variação. Os títulos da Galp destacam-se na sessão desta quarta-feira, depois de a petrolífera portuguesa ter anunciado, antes da abertura do mercado, que irá reduzir as despesas operacionais e o investimento em mais de 500 milhões de euros por ano, durante os anos de 2020 e 2021.

A empresa liderada por Carlos Gomes Silva justifica a decisão com a queda acentuada do preço do petróleo a cair 50% no espaço de quatro meses. A Galp cai 1,45%, para 9,88 euros.

As quebras dos títulos do BCP (-1,86%). dos CTT (-1,34%) e das papeleiras Navigator (-1,47%) e Altri (-1,46%), também penalizam o PSI 20.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.