A TVI já fechou todos os nomes para a direção de informação, cuja nova equipa inicia funções a 1 de setembro.
Tal como já tinha sido avançado, Anselmo Crespo vai ser o diretor de informação do canal de Queluz de Baixo, com o jornalista Pedro Mourinho a transitar da SIC para a TVI para assumir o cargo de subdiretor.
Mas há várias novidades na lista divulgada pela Media Capital, com a jornalista da casa Lurdes Baeta a assumir o cargo de diretora-adjunta de informação.
Outras duas novidades é que o também jornalista da casa Joaquim Sousa Martins assume o cargo de subdiretor, com Pedro Benevides a sair do Observador, onde ocupa o cargo de editor de política, para a TVI, onde passa a ser um dos três subdiretores.
Esta equipa tem “responsabilidades editoriais sobre o canal generalista, TVI 24 e plataformas digitais”.
“Compete ao Diretor de Informação definir agora as estruturas intermédias e a organização da redação, bem como participar no processo de transformação em curso, com vista à reformulação da oferta da informação da TVI”, segundo o comunicado da dona da TVI.
Em relação a dois dos nomes mais conhecidos da estação de televisão, os pivots José Alberto Carvalho e Pedro Pinto, a empresa diz que vão integrar estes “projetos com atribuições transversais”.
“A Informação da TVI manter-se-á distintiva e irreverente. E manterá a credibilidade que a caracteriza, sempre com o objetivo de manter uma relação de confiança com os cidadãos”, segundo a Media Capital.
A dona da TVI garante que a “Direção de Informação tem total autonomia editorial, de acordo com a Lei, mas também de acordo com as boas práticas do Grupo Media Capital”.
Anselmo Crespo chegou à TSF em 2016, depois de 14 anos na SIC. Na estação de televisão foi jornalista na área da Economia e durante dois anos ocupou o cargo de editor de política da SIC.
O nome de João Fernando Ramos da RTP também chegou a ser apontado como uma possibilidade para subdiretor de informação da TVI, mas a transferência de uma das caras do telejornal diário da RTP 2 não se confirmou.
A 10 de julho, a estação de televisão de Queluz de Baixo anunciou a saída de Sérgio Figueiredo, passando o subdiretor de informação Pedro Pinto a ocupar o cargo de diretor de informação de forma interina.
A nova direção de informação da TVI é anunciada dois meses e meio depois da entrada de Mário Ferreira no canal de televisão privado.
O empresário comprou 30,22% da dona da TVI por 10,5 milhões de euros, conforme anunciado a 14 de maio. Os espanhóis da Prisa continuam a deter 64,47% da Media Capital.
Mas o grupo dono do Correio da Manhã não desiste da compra da TVI. ““A Cofina continua a estar interessada na aquisição da Media Capital”, disse fonte oficial da empresa liderada por Paulo Fernandes ao jornal Expresso a 17 de julho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com