[weglot_switcher]

Margens do rio Sena e Roma lideram património mundial mais pesquisado na Wikipedia

Os dados revelados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, mostram que mais de metade dos 20 lugares mais pesquisados na Wikipedia se localizam no bloco europeu.
8 Janeiro 2018, 12h43

As margens do rio Sena e o centro histórico de Roma lideram a lista de património mundial da UNESCO mais pesquisado na enciclopédia online Wikipedia. Os dados revelados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, mostram que mais de metade dos 20 lugares mais pesquisados na Wikipedia se localizam no bloco europeu.

Os dados resultam de um projeto piloto levado a cabo pelo Eurostat para perceber como se comportam os utilizadores online e o que procuram, em especial, na Wikipedia. Tendo em conta que este ano se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, o projeto incidiu sobre as pesquisas feitas em relação ao  Património Mundial classificado pela UNESCO.

A pesquisa, feita ao longo de um ano, permitiu concluir que as margens do rio Sena são o património mundial da UNESCO mais procurado na Wikipedia. Ao todo, a página da Wikipedia que fala sobre as margens do rio Sena foi vista quase 7 milhões de vezes. Seguiu-se o Centro Histórico de Roma, com quase 6 milhões de visualizações.

No top dos 20 lugares classificados como património mundial da UNESCO figuram também o centro histórico de Viena, a cidade do Vaticano, centro histórico de Praga, Budapeste, áreas arqueológicas de Pompeia, Veneza, Taj Mahal, a Grande Muralha, Auschwitz, Istambul e o Rio de Janeiro.

O dados do Eurostat mostram também que um ou mais artigos da Wikipedia (em 31 versões linguísticas) foram associados a cada página sobre um dos locais considerados como património mundial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.