Em Foco
Leia mais

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

Sindicato dos Professores da Madeira defende realização de testes em toda a comunidade escolar

A dirigente sindical Jackeline Vieira, referiu que “apesar de querermos que este regresso seja o mais normal possível, tem de ser acima de tudo o mais seguro possível”.
Edição Mensal
Leitor

Decisão sobre ‘habeas corpus’ como nos Açores coloca em causa medidas tomadas, considera presidente do Governo da Madeira

O presidente do Governo da Madeira disse que se a decisão da juíza da instrução criminal da Comarca da Madeira for semelhante à tomada pela Justiça nos Açores, onde esta medida da quarentena foi considerada inconstitucional, “seria uma regressão para a região em termos de normas profiláticas e de proteção da saúde pública”.

Madeira: JPP quer faseamento do IMI em cinco prestações

“Acreditamos que esta é uma forma de apoio direto a estas famílias e representa um alívio no pagamento do imposto que mais pesa sobre a carteira dos contribuintes”, refere Rafael Nunes.

Miguel Albuquerque: “Não posso estar à espera do Orçamento Retificativo”

“Eu neste momento tenho de garantir liquidez e apoio às famílias da Madeira”, disse este sábado o presidente do Governo regional.

José Manuel Rodrigues: “A Região não tem meios para sair com recursos próprios da calamidade económica e social”

José Manuel Rodrigues realçou a necessidade da solidariedade do Estado e da União Europeia para que seja possível inverter a recessão e ter  alguma retoma económica a médio prazo.

Sindicato de Professores da Madeira quer subsídio para compensar professores pelo ensino à distância

“Temos 98% dos professores que utilizaram o computador pessoal. Isto não pode voltar a acontecer no próximo ano letivo. Terá de ser com recursos disponibilizados pela tutela [Secretaria Regional da Educação]”, sublinhou Miguel Ganança.

BE diz que Governo da Madeira pede solidariedade a Lisboa quando não a pratica na região

O BE Madeira diz diz que as exigências de solidariedade nacional, por parte do executivo madeirense, têm sido feitas com “uma violência verbal despropositada” que envergonha os madeirenses e é contraproducente.

Madeira: ACIF reclama mais apoios para setor do turismo

No que respeita à segurança em termos de saúde pública, salientaram que importa haver uma orientação relativamente ao número de casos que poderá ditar um novo encerramento.

Madeira: Receita aumenta 2,1% e despesa desce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O saldo orçamental consolidado ascendeu a 55,5 milhões de euros.

Madeira: PCP propõe gabinete para micro e pequenas empresas acederem a medidas de apoio ao coronavírus

Os comunistas madeirenses alertam que o acesso aos apoios às empresas, que foram decretados pelos governos, requerem um conjunto de actos burocráticos que muita micro e pequenas empresas da região não vão ter condições humanas e técnicas para poder concretiza-las e para aceder aos referidos apoios.

Câmara do Funchal lança guia de boas práticas para comerciantes lidarem com coronavírus

Este guia reúne as práticas a adotar nesta nova fase de modo a que os empresários possam proceder à reabertura dos seus espaços comerciais em plena segurança, explicou Miguel Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Coronavírus: Madeira vai manter estratégia de controlo de entrada de passageiros

O presidente do Governo da Madeira disse que a única forma que temos de controlar focos potenciais do vírus na região, e de proteger a vida dos cidadãos passa por se a capacidade de controlarmos as entradas na região. Miguel Albuquerque refere que “não estão a ser violados Direitos, Liberdades e Garantias. Estamos para proteger outros direitos, como o direito à saúde e à vida da restante população, para restringir e salvaguardar desses potenciais focos de infeção”, acrescentou o governante.

Coronavírus: cidadã madeirense que interpôs ‘habeas corpus’ foi encaminhada para o domicílio

A Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil referiu que a providência judicial que foi colocada por esta cidadã madeirense foi “entretanto extinta, decorrido o tempo estritamente necessário à realização, em segurança, do teste COVID-19”.

Último caso de coronavírus detetado na Madeira será contabilizado na zona centro

Com esta retificação a Madeira fica sem novos casos reportados de coronavírus há 26 dias.

Albuquerque confiante na aprovação das propostas da Madeira na Assembleia da República

Umas das propostas que será debatida na Assembleia da República está relacionada com a prorrogação das duas prestações do pagamento do empréstimo do programa de ajustamento da região, correspondentes aos meses de julho e janeiro de 2021, na ordem dos 48 milhões de euros, e a outra proposta visa uma operação de financiamento líquido adicional a realizar pela região, no valor que estimado de 300 milhões de euros.
Ver mais artigos