Em Foco
Leia mais

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

PremiumEconomia regional começa a ver luz ao fundo do túnel

Governantes madeirenses contam com retoma no segundo semestre deste ano, e desaceleração da quebra do indicador regional de atividade económica justifica algum otimismo. No entanto, o impacto da crise no sector do turismo pode complicar as contas.
Edição Mensal
Leitor

Cerca de 40% dos alojamentos na Madeira tinham hóspedes em novembro

Entre janeiro e novembro de 2020, as dormidas em alojamento turístico na Madeira registaram um decréscimo de 66,1% comparativamente ao período homólogo, rondando os 2,6 milhões, enquanto os proveitos totais e de aposento apresentaram quebras de 68,2% e 68,3%.

PremiumPS e PSD querem alterações a Estatuto dos Benefícios Fiscais apresentado pela República

PS pede que diploma desça à especialidade na Assembleia da República sem ser votado e PSD alerta que mexidas põem o CINM em “sério risco”.

PremiumMessageHub já envia meio milhão de mensagens mensais para todo o mundo

Nearsoft quer apostar no marketing digital para fazer crescer o seu serviço de mensagens de texto em grande volume. Ambição passa por encontrar clientes entre pequenos e médios empresários. E aumentar internacionalização do produto.

Premium“O facto de as mulheres acederem menos a cargos de chefia provoca ‘gap’ salarial”

Deputada socialista na Assembleia Legislativa da Madeira aponta o dedo ao PSD por travar paridade nas eleições regionais. E defende que as quotas fazem sentido até a sociedade evoluir para ser mais igualitária e mais justa.

PremiumMadeira aplica 20 milhões de euros no apoio a produções locais

Manutenção das verbas do programa comunitário POSEI, conjugadas com o Orçamento Regional, reverteram para as fileiras agropecuárias da região, mas também para a comercialização e produção de vinho, banana e cana-de-açúcar.

Madeira diz que proposta para alterar regras da Zona Franca “é absurda”

O presidente do Governo da Madeira afirmou que “esta ideia de destruir o que é nosso para favorecer os concorrentes estrangeiros é perfeitamente absurda e ridícula”, indicando que decorrem conversações com o governo e com as instâncias nacionais no sentido de garantir a continuidade do CINM.

Covid-19: Mais de metade dos casos na Madeira em 2020 diagnosticados em dezembro

Tendo em conta os boletins diários da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, é possível concluir que só no mês de dezembro foram registados na Região Autónoma da Madeira 967 casos de infeção pelo novo coronavírus, o que representa 54,9% do total verificado ao longo do ano (1.760).

Respostas Rápidas: saiba quais são as novas medidas para impedir a propagação da Covid-19 na Madeira

Entre as medidas que passam a vigorar na Madeira está a limitação de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00. Serão realizados testes à covid-19 nas escolas, e aplicadas mais restrições no horário de funcionamento de bares e restaurantes.

Governo da Madeira assina memorando com representantes de táxis

O memorando prevê um apoio financeiro no valor equivalente a um IAS por cada trabalhador (438,81 euros), incluindo gerentes e sócios-gerentes.

Madeira deve alocar 40 milhões de euros para estragos provocados pelo temporal de 25 de dezembro

A ‘reposição e reconstrução da rede viária regional’ e ‘reposição, reconstrução e melhoria da rede hidrológica regional’ são as rubricas com um custo previsto mais elevado, que está calculado em 17,8 e 15,9 milhões de euros.

Madeira: PS reivindica revisão da Lei das Finanças Regionais e do Estatuto Político Administrativo

Com a revisão da Lei das Finanças Regionais e do Estatuto Político Administrativo o PS pretende alterar a fórmula de cálculo do fundo de coesão, de modo a que a região tenha acesso a mais verbas do Estado.

Aumento de casos na Madeira é repercussão do fim do ano, admite presidente do Governo Regional

O presidente do Governo da Madeira pediu um maior comportamento responsável por parte dos cidadãos e a colaboração dos estabelecimentos no sentido de cumprirem com as normas, e alertou que os incumpridores serão metidos na ordem. Miguel Albuquerque admitiu que em 31 de janeiro as medidas restritivas possam ser “aliviadas”, mas que isso estará dependente da evolução da pandemia.

Madeira: PS quer diferencial fiscal de 50% no IRC e IRS

Com o aumento do diferencial fiscal de 30% para 50% o PS pretende gerar mais poupança e tornar a região mais atrativa e competitiva. Os socialistas querem ainda alterar os limites de endividamento de modo a atribuir maiores benefícios fiscais a projeto que pelo seu interesse estratégico gerem mais receitas para a região.

Madeira: CPPME diz que empresas desesperam por apoios estatais “efetivos e eficazes”

A confederação alertou para a difícil situação das empresas, na região, devido aos efeitos da pandemia, e pediu ao Governo “medidas ajustadas” para ajudar a cuidar da saúde das empresas, e a promover medidas “rigorosas e de rápida implementação” para os diversos tipos de empresários.
Ver mais artigos