Em Foco
Leia mais

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

Albuquerque confirma ciclo de diálogo após PS ter deixado de “tentar prejudicar” Madeira

O governante destacou que já se registaram avanços no Orçamento do Estado para 2020 em matéria da clarificação do financiamento do novo hospital da Madeira e da introdução de uma taxa variável que permitiu a redução de sete milhões de euros por ano no serviço da dívida da região.
Edição Semanal
Leitor

JPP diz que Orçamento da Madeira tem cheiro a Lisboa

O JPP acusa o Governo da Madeira de ser cúmplice no apagão do subsídio de mobilidade no Orçamento do estado. Élvio Sousa afirmou que não se negoceia direitos constitucionais e insulares como a mobilidade. “Estão vendidos e vergados ao Terreiro do Paço”, reforçou.

Presidente do parlamento da Madeira lamenta “défice de conhecimento” sobre autonomias

Para José Manuel Rodrigues, o novo responsável do parlamento madeirense (órgão legislativo composto por 47 deputados – 21 do PSD, três do CDS, 19 do PS, três do JPP e um do PCP -), a situação “tem de ser superada nos próximos anos”.

Madeira: PS diz que Orçamento Regional é pouco ambicioso em matéria fiscal

O PS refere que existe “pouca ambição” na redução das taxas de IRS e que a descida no IRC “não é suficiente” para alavancar a atividade empresarial da Região ou para atrair novas empresas.

Madeira quer esgotar diferencial fiscal e levar taxa de IRC para 11,9%

No IRS o Governo da Madeira vai vamos fazer o que está previsto no Orçamento do Estado. “Mantemos no 1º escalão de rendimentos -20% face ao que é pago no Continente, e progressivamente vamos reduzir até ao 6º escalão, entre os 6% e os 15%m em comparação com o território nacional”, disse Pedro Calado, vice-presidente do executivo madeirense.

Turismo da Madeira afunda 4% nas dormidas e proveitos

Em novembro existiram 551 mil dormidas na Madeira, enquanto que os proveitos totais atingiram os 25 milhões de euros.

Funchal aprova taxa turística municipal

Com a aprovação em Reunião de Câmara, o regulamento segue agora para consulta pública “à qual convidamos todos interessados, entidades públicas e privadas, a dar o seu contributo para que construamos em conjunto um regulamento que sirva a cidade do Funchal”, reiterou o Autarca.

Madeira contrai empréstimo até 70 milhões de euros

O empréstimo será contraído junto do BPI, Bankinter, e, o Banco Comercial Português.

PremiumCâmara de Comércio e Indústria da Macaronésia deve ficar operacional em 2020

O presidente da ACIF mostra-se preocupado com a falta de coesão económica e social na União Europeia, e defende uma política fiscal mais agressiva na Madeira.
Créditos: Amílcar Figueira

Orçamento Regional para 2020 aprovado na generalidade

Em discussão estava também o Plano e Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região (PIDDAR), que foi aprovado com os votos favoráveis do PSD e do CDS, a abstenção do Partido Socialista e os votos contra do JPP e do PCP.

Prescrição de dívidas: o que deve saber

As dívidas advindas do uso de cartões de crédito, descobertos em contas à ordem ou linhas de crédito têm um prazo de prescrição de 20 anos.

Direção Clínica do SESARAM em impasse

Filomena Gonçalves também já se retirou de cena, segundo a própria revelou ao mesmo órgão de comunicação regional, devido à “passividade” do seu anterior partido (CDS), pelo qual tinha sido proposta, e por “nunca ter sido desejada pela tutela” para desempenhar aquele cargo.

Vereador da CMF destaca o Funchal como Município Amigo do Desporto

“O desporto, e em particular, o ténis e o squash, são fundamentais para a formação e educação dos nossos jovens, e sendo o Funchal uma Cidade Educadora e amiga do desporto, tem vindo ao longo destes últimos anos a apoiar financeiramente diversas associações e clubes, com verbas dos seus orçamentos municipais, para ajudar nas atividades do dia-a-dia e também na organização de eventos”, referiu Rúben Abreu.

PSD diz não aceitar lições de moral de Cafôfo sobre coligações

O deputado do PSD, Jaime Filipe Ramos, diz que Cafôfo, enquanto presidente da Câmara do Funchal, foi o deputado que mais praticou violência no namoro nas coligações, que mais brigou, que afastou todos, colocou na rua vereadores, e depois vem dar lições de moral.

Governo da Madeira lamenta ser penalizado por ser bom aluno e ter contas positivas

O vice-presidente do Governo Regional disse ainda que a Madeira tem atingido os “níveis desejados de desenvolvimento” mas que suporta os custos das desigualdades geradas pela insularidade e ultraperiferia em setores como transportes, comunicações, saúde, educação, desporto, energia, e segurança social.
Ver mais artigos