Em Foco
Leia mais

Leia aqui a edição mensal do Económico Madeira

Aceda à edição de julho do Económico Madeira, na plataforma JE Leitor. A publicação nº42 está disponível gratuitamente, em formato digital, devido aos problemas na distribuição em papel. Aproveite as nossas ofertas para assinar JE. Apoie o jornalismo independente.

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.
Edição Mensal
Leitor

7% das empresas da Madeira realizaram exportação

Um estudo do Banco de Portugal diz que exportações das empresas representaram 34% do volume de negócios da região.

31% das empresas da Madeira têm capitais próprios negativos

Um estudo do Banco de Portugal diz que a dívida remunerada correspondia a 46% do passivo das empresas, e que os empréstimos bancários representavam a maior parcela da dívida remunerada fixando-se em 55%.

Funchal cria viveiro de lojas para incentivar à abertura de novos negócios

O que se pretende é que após a incubação dos seis meses os empreendedores, a sós ou em parceria, abram as portas dos seus negócios.

Ativos do Setor Empresarial da Madeira desvalorizam 65 milhões de euros

Os ativos do Setor Empresarial da Madeira estão avaliados em 2,5 mil milhões de euros. O ativo com maior valor é a Empresa de Eletricidade da Madeira com 570 milhões de euros, enquanto que a EMACOM aparece com um ativo negativo fixado em -10 milhões de euros.

Passivo do Setor Empresarial da Madeira cai 179 milhões de euros

O passivo do Setor Empresarial da Madeira ficou em 1,7 mil milhões de euros. O maior passivo do SERAM pertence à Empresa de Eletricidade da Madeira com 419 milhões de euros, enquanto que a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira tem um passivo negativo de -4,3 milhões de euros.

Produção de energia elétrica cai 7% na Madeira

No segundo trimestre a quebra foi mais acentuada. A produção de energia elétrica quebrou 15%. Em abril, maio e junho a diminuição atingiu 17%, 15% e 14%. As restrições impostas devido à pandemia justifica estes valores.

Receitas de vinho Madeira quebram 40%

As exportações de vinho Madeira para a União Europeia registou um aumento de 0,4% nas vendas, no segundo trimestre, contudo caíram 9,9% em termos de receitas. As vendas de vinho Madeira para o território nacional caíram 83% e as receitas 87%. No mercado regional as vendas desceram 85% e as receitas 89%.

Madeira: 22% das empresas declaram quebras superiores a 50% do volume de negócios

92% das empresas da Madeira dizem estar em produção ou em funcionamento enquanto que 37% reportam redução no pessoal ao serviço.

Covid-19: Governo dos Açores diz que quadro legal “precisa de ser aperfeiçoado”

O presidente dos Açores reagia a uma decisão do Tribunal Constitucional (TC) que decidiu que as autoridades açorianas violaram a constituição ao impor a quem chegasse à região uma quarentena obrigatória de 14 dias por causa da pandemia de covid-19.

Albuquerque sobre decisão do Tribunal Constitucional sobre quarentena obrigatória nos Açores: “Ainda concebem as regiões autónomas como colónias”

O chefe do Executivo madeirense considera que esta decisão “não faz sentido nenhum”, e o que o Tribunal Constitucional deveria era pronunciar-se sobre a constitucionalidade de “festas em plena pandemia com 100 mil pessoas como a Festa do Avante”.

Madeira tem 9,2 enfermeiros por cada mil habitantes superando média nacional

Quanto a médicos a Madeira tem 4,4 médicos por mil habitantes, atrás da média nacional de 5,4 médicos por mil habitantes.

Operações multibanco registam quebra de 29% na Madeira

As compras e levantamentos efetuados por multibanco chegaram aos 301 milhões de euros na Madeira.

Venda de cimento cai 12% na Madeira

Esta quebra é influenciada pelas vendas obtidas em abril, que ficaram pelas quatro mil toneladas. É preciso recuar a dezembro de 2015 e 2016 para encontrar valores semelhantes. Em maio e junho as vendas de cimento subiram para as 11 mil e 10 mil toneladas, recuperando valores anteriores à pandemia.

Deputado do PS quer Madeira coberta por Banco de Fomento

O deputado Carlos Pereira afirmou que “sem essa cobertura, seja nas regiões autónomas, seja no interior do país, o alcance deste importante instrumento está comprometido”.
Ver mais artigos