Em Foco
Leia mais

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

PremiumRestrições assustam empresários de bares e restaurantes

CPPME e AICTPS pedem fecho mais tardio dos estabelecimentos e multas para quem não cumpra com as normas sanitárias. Baixa de impostos e verbas a fundo perdido são algumas soluções defendidas.
Edição Mensal
Leitor

Madeira: 85% das empresas quer manter ou aumentar postos de trabalho em 2021

Um inquérito realizado pela Direção Regional de Estatística (DREM) diz que 19% das empresas admite que é muito provável fazer um uso mais intensivo do teletrabalho.

Madeira: 72% das empresas manifestam preocupação elevada com prolongamento de medidas de contenção da pandemia

Um assunto que preocupa 93% das empresas é uma possível redução da procura. 90% das empresas mostraram uma preocupação elevada ou moderada perante uma evolução adversa da sua situação de liquidez e financeira.

Madeira: 80% dos casos ativos de covid-19 são de transmissão local

Desde 16 de novembro que existem, em termos percentuais, mais casos ativos de transmissão local do que casos importados na região.

Assuntos económicos absorvem 505 milhões de euros do Orçamento Regional da Madeira

Só os transportes vão levar 213 milhões de euros. a saúde tem uma verba de 433 milhões de euros, a educação tem alocado 376 milhões de euros, e os serviços geral das administrações públicas têm uma despesa orçamentada em 465 milhões de euros.

Turismo da Madeira teve quebra de 58% nas dormidas em outubro

Em outubro 50% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou sem movimento de hóspedes.

Madeira tem quebra de 18% nas receitas

Em outubro a Madeira atingiu um superavit de 32 milhões de euros, e teve quebras nas receitas fiscais e despesas. No acumulado do ano a região tem um défice de 36 milhões de euros.

Madeira prevê gasto de 12 milhões de euros em testes ao covid-19

Até ao momento já foram gastos cerca de sete milhões de euros com testes ao covid-19, pelas contas do executivo madeirense.

Balança comercial da Madeira atinge superavit de 84 milhões de euros

O valor das exportações da Madeira ficou em 191 milhões de euros, até ao final do terceiro trimestre, e as importações nos 107 milhões de euros. Em comparação com o período homólogo as exportações caíram 4% e as importações 19%.

Zona Franca da Madeira: Bloco diz que decisão de Bruxelas põe em causa a capacidade da Autoridade Tributária nacional e regional de exercerem fiscalização

O Bloco quer ouvir com urgência no Parlamento o Governo depois de Bruxelas concluir que a “aplicação do regime de auxílios da Zona Franca da Madeira em Portugal” não cumpre as regras europeias. O BE deixa críticas à falta de fiscalização por parte da Autoridade Tributária central e da AT da Região Autónoma da Madeira. “A Zona Franca da Madeira continuou a ser utilizada para esquemas de planeamento fiscal agressivo”, disse a deputada Mariana Mortágua. Governo regional e a sociedade que gere a Zona Franca discordam das conclusões de Bruxelas.

39 estabelecimentos de ensino do Funchal distinguidos com bandeira Eco-Escolas

O programa Eco-escola tem por objetivo reconhecer o trabalho realizado pelos estabelecimentos escolares em benefício do ambiente.

Madeira atinge recorde diário de casos positivos de covid-19

A Madeira tem 226 casos ativos de coronavírus, 42 importados e 184 de transmissão local.

Do Governo ao PS: como a Madeira está a reagir à decisão da Comissão Europeia sobre a Zona Franca

O presidente do Governo da Madeira e líder do PSD Madeira não concorda com a decisão da Comissão Europeia de que não foram respeitadas as regras de auxílio de Estado. Deputado do PS na Assembleia da República pede que seja prolongado por mais um ano benefícios fiscais e que haja entendimento entre governo nacional e regional. SDM, entidade gestora da Zona Franca mostra-se surpreendida pela decisão e pelo timing.

Assembleia da Madeira dá parecer favorável a renovação do Estado de Emergência

Na comissão de Política Geral e Juventude, PSD, PS, e CDS-PP votaram a favor e PCP contra a renovação do Estado de Emergência. O parecer da Assembleia Regional considera que a regulamentação do Estado de Emergência, da responsabilidade do Governo da República Portuguesa, “deve respeitar os direitos políticos conferidos às Regiões Autónomas, excecionando, a legislação e/ou a regulamentação a produzir, em tudo aquilo que for competência desta, ao abrigo do seu Estatuto-Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira”.

PremiumRestrições assustam empresários de bares e restaurantes

CPPME e AICTPS pedem fecho mais tardio dos estabelecimentos e multas para quem não cumpra com as normas sanitárias. Baixa de impostos e verbas a fundo perdido são algumas soluções defendidas.
Ver mais artigos