[weglot_switcher]

11.ª edição do Tejo Gourmet abarca 64 restaurantes do continente e ilhas

Tudo começou pela vontade de promover os Vinhos do Tejo e de aumentar a sua presença nas cartas vínicas da restauração nacional. À 11ª edição, o Tejo Gourmet não só dá provas de grande vitalidade, como mostra a força da união entre ‘vinho e mesa’.
30 Janeiro 2024, 19h17

É já no final desta semana que arranca a 11ª edição do Tejo Gourmet. Durante fevereiro e março, quem quiser poderá degustar os menus desenhados expressamente para a ocasião, por cada um dos 64 restaurantes de Portugal e ilhas inscritos.

No decorrer da competição, um painel de jurados – composto pelos chefs André Magalhães, Madalena Dias, Maria Emília Rodhes, Pedro Sommer, Pedro Mendes e Rodrigo Castelo, pelos enólogos Carlos do Céu Pereira e João Sardinha da Cruz, pelo escanção Rodolfo Tristão e pelos jornalistas e críticos de vinhos Carlos Janeiro, Edgardo Pacheco, Fernando Melo, Luís Gradíssimo, Maria Helena Duarte, Maria João
de Almeida e João Geirinhas – irá visitar os restaurantes inscritos e dar o seu veredicto.

O Tejo Gourmet, concurso de vinhos e iguarias organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo (CNST), conta nesta edição com 29 estreantes, numa lista que vai crescendo de ano para ano.

A diversidade geográfica está bem patente nos restaurantes inscritos, desde Albufeira, Batalha, Belver, Caldas da Rainha, Castelo Branco e Coimbra, passando pela Costa da Caparica, Évora, Fátima, Guarda, Leiria, Lisboa e Lourinhã, até à Lousã, Mafra, Montemor-o-Novo, Nazaré, Olhão, Pombal, Portimão, Porto, Torres Vedras, Valongo e ainda, Machico e Funchal, na ilha da Madeira. Isto para além dos “locais”, vindos de Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Constância, Rio Maior, Santarém, Tomar e Torres Novas.

O Tejo Gourmet 2024 vai premiar o melhor restaurante da competição, assim como os melhores nas categorias de carta de vinhos e de harmonização, uma novidade nesta 11ª edição. A premiação alarga-se ainda aos restaurantes mais bem classificados nos conceitos gastronómicos a que se candidatam: casa de petiscos, cozinha tradicional, cozinha de autor e cozinha internacional. Cada categoria prevê a entrega de diplomas de grande ouro, ouro e prata.

O anúncio e entrega dos prémios terão lugar a 22 de junho, durante a Gala Tejo. Acompanhe a competição e todos os detalhes sobre o Tejo Gourmet 2024, que decorre entre 1 de fevereiro e 31 de março, no site da Confraria do Tejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.