[weglot_switcher]

315 mil trabalhadores recibos verdes em risco de não ter apoio em abril

Apesar de muitos trabalhadores independentes poderem já estar a sentir os efeitos económicos em março, o primeiro apoio só deverá ser pago pela Segurança Social em maio, avança o Público.
31 Março 2020, 10h13

Devido à suspensão súbita da grande maioria da atividade laboral nas empresas por causa da pandemia da Covid-19, há 315 mil trabalhadores em regime de recibos verdes, em Portugal, que arriscam ficar, em abril, sem o apoio extraordinário de 438 euros que o Governo decidiu criar para ajudar quem enfrenta uma paragem súbita da atividade, noticia o Público esta terça-feira, 31 de março.

De acordo com o jornal, apesar de muitos poderem já estar a sentir os efeitos económicos, o primeiro apoio só deverá ser pago pela Segurança Social em maio.

O formulário para que um trabalhador possa requerer o apoio só será disponibilizado pela Segurança Social no dia 1 de abril (quarta-feira), através do portal Segurança Social Direta. Ora, apoio de 438,81 euros só será pago no mês seguinte à entrada do pedido. Assim, como ninguém poderá apresentar o requerimento em março para poder beneficiar da medida governamental em abril, 315 mil trabalhadores independentes só receberão ajuda a partir de maio.

Este apoio excecional foi determinado pelo Governo em 14 de março. O Executivo decretou que os trabalhadores independentes que fiquem totalmente sem trabalho por causa da pandemia venham a receber da Segurança Social um apoio extraordinário que pode chegar aos 438,81 euros mensais. O mesmo documento definiu que os trabalhadores em regime de recibos verdes possam ter a obrigatoriedade das suas contribuições adiadas enquanto estiver a beneficiar da ajuda da Segurança Social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.