[weglot_switcher]

Aliança europeia de bancos promocionais aumenta para 16 mil milhões o investimento na economia circular

A iniciativa acolheu o Invest-NL como novo membro e assumiu um compromisso alargado para atingir 16 mil milhões de euros até ao final de 2025.
17 Abril 2024, 15h27

A Iniciativa Conjunta sobre Economia Circular (JICE) reforça o seu compromisso de disponibilizar 16 mil milhões de euros para projetos circulares até 2025 e acolheu o Invest-NL como novo membro.

Hoje, no Fórum Mundial de Economia Circular 2024, os maiores bancos e instituições públicas promocionais da União Europeia — o Banco Gospodarstwa Krajowego (BGK – Polónia); o Grupo Caisse des Dépôts (CDC – França), incluindo o Bpifrance; o banco nacional de investimento francês, Cassa Depositi e Prestiti (CDP — Itália); a Instituto de Crédito Oficial (ICO — Espanha); e o KfW (Alemanha) — e o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciaram que ultrapassaram o seu volume-alvo de financiamento de 10 mil milhões de euros para projetos de economia circular, atingindo 11,57 mil milhões de euros no final de 2023.

Também deram as boas-vindas a um novo membro, a Invest-NL, a instituição promocional nacional dos Países Baixos criada em 2020.

O JICE é uma parceria entre os maiores bancos e instituições de fomento da União Europeia, como o BGK, o CDC, o CDP, o ICO e o KFW e o Banco Europeu de Investimento para investir pelo menos 10 mil milhões de euros na economia circular até 2023, oferecendo apoio durante um período de cinco anos. Este investimento apoia projetos que previnam e eliminem os resíduos, aumentem a eficiência dos recursos e promovam modelos de negócio circulares.

Mas, dada a urgência de enfrentar as crises climática e ambiental, a Iniciativa Conjunta sobre Economia Circular (JICE – Joint Initiative on Circular Economy) decidiu aumentar a sua meta e pretende agora disponibilizar 16 mil milhões de euros para projetos de economia circular até ao final de 2025.

O Banco Português de Fomento não integra a iniciativa.

“A transição de uma economia linear para uma economia circular é fundamental para alcançar os objetivos do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 12 (consumo e produção responsáveis)”, revela a iniciativa.

“A transição de uma economia linear para uma economia circular é fundamental para alcançar os objetivos do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 12 (consumo e produção responsáveis)”, defende a JICE.

Lançado em 2019, o JICE pretende oferecer financiamento de longo prazo a projetos que acelerem a transição para uma economia circular.

Os projetos assinados até agora abrangem uma vasta gama de setores, incluindo a agricultura, a indústria e os serviços, a mobilidade, o desenvolvimento urbano, os resíduos e a gestão da água.

“Entre outras prioridades, ajudam a reduzir as emissões e os resíduos de gases com efeito de estufa, a preservar materiais, a melhorar a eficiência energética e a sustentabilidade ou a desenvolver materiais inovadores e soluções circulares”, segundo o comunicado.

Os projetos abrangem todas as fases da cadeia de valor e do ciclo de vida dos produtos e serviços, desde a concepção até à recuperação de valor.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.