A partir de hoje já pode renovar o cartão de cidadão em cinco minutos

Numa fase inicial, este serviço vai estar disponível nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, mas o Governo pretende alargar o sistema até ao final do mês de julho. O objetivo é reduzir em um terço o tempo de atendimento.

Esta segunda-feira, já vai poder renovar o seu cartão de cidadão em apenas cinco minutos. Numa fase inicial este serviço vai estar disponível nos 28 espaços cidadão da Grande Lisboa, mas o Governo pretende alargar o sistema até ao final do mês de julho, estando a ser estudada a possibilidade de avançar na Área Metropolitana do Porto revela a rádio ‘Renascença’.

O objetivo deste novo serviço segundo o Ministério da Justiça, passa por reduzir o tempo de atendimento em um terço. No entanto, nem todas as pessoas poderão usufruir deste sistema, que corresponde a diversos critérios de utilização.

Somente pessoas com 25 anos ou mais e que queiram manter os dados biométricos no sistema dos serviços de identificação, podem utilizar este novo serviço. Além disso, o cartão do cidadão não pode ter caducado há mais de 30 dias.

Estes Espaços Cidadão vão funcionar também nas próprias conservatórias. Ou seja, o Governo acredita que a procura pelas conservatórias não vai reduzir e que a vantagem está na rapidez. Outras das hipóteses passa pela disponibilização deste serviço online. Assim que for possível, todos os Espaços cidadão poderão prestar este serviço no modelo de atendimento digital assistido.

Recomendadas

Pedido Único recebeu 171.350 candidaturas no continente na campanha 2019

O Pedido Único consiste no pedido de pagamento directo das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo, previsto na regulamentação comunitária.

Jornadas de Alimentação Animal. IACA debate impacto da descarbonização no sector

Nas Jornadas vai ser apresentado o InovFeed, o Laboratório Colaborativo para a Alimentação Animal, recentemente aprovado, numa parceria com o INIAV.

AgroSemana é palco do lançamento nacional da ferramenta OiRA Agricultura

O sector agrícola apresenta níveis de sinistralidade laboral elevados. Os acidentes ocorrem geralmente devido a máquinas inadequadas.
Comentários