[weglot_switcher]

Ações da Nissan caem até 5,4% após irregularidades em inspeções

Os títulos a fabricante de automóveis caíram na bolsa de Tóquio, na sequência da suspensão da venda de novos veículos no Japão.
2 Outubro 2017, 08h43

As ações da Nissan Motor caíram esta segunda-feira até 5,4% na bolsa de Tóquio, na sequência da suspensão da venda de novos veículos no Japão, depois de a empresa ter admitio irregularidades nas inspeções de alguns modelos.

No intervalo a meio da sessão, as ações da Nissan tinham caído 3,05% e situavam-se em 1.080,5 ienes (8,13 euros), embora tenham chegado a cair até 5,4% durante a primeira sessão.

Na sexta-feira, a Nissan admitiu que alguns dos seus modelos passaram revisões de segurança nas instalações do fabricante no Japão por pessoal que não tinha as qualificações necessárias, o que constitui uma violação da normativa japonesa e poderá obrigar a uma chamada à revisão em massa.

O problema foi detetado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Turismo e Transporte, durante várias inspeções nas fábricas, e afeta cerca de 60.000 veículos em fábricas e concessionários, à espera de serem comercializados, assim como milhares de automóveis que já tinham sido vendidos.

Entre os modelos afetados estão o Note, o Skyline ou o elétrico Leaf, todos eles fabricados em seis fábricas japonesas da Nissan, onde foram registadas irregularidades. “Os veículos afetados serão inspecionados de novo e as matrículas vão ser retomadas assim que estejam concluídos os controlos”, disse a Nissan em comunicado.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/bolsa-de-toquio-abre-em-alta-215534

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.