[weglot_switcher]

Açúcar: preço mais do que duplica desde 2021

Caso a tendência atual se mantenha, “este valor poderá ultrapassar até os dois euros”.
16 Janeiro 2024, 12h35

O preço do açúcar mais que duplicou desde 2021 e a tendência não deve abrandar, de acordo com análise da XTB.

Atualmente, “o preço médio do açúcar na Europa situa-se nos 1,61 euros, mais de 130% acima dos valores praticados em 2021, quando o preço médio estava situado nos 0,69 euros”.

Caso a tendência atual se mantenha, “este valor poderá ultrapassar até os dois euros, nomeadamente caso a produção internacional venha a sofrer uma queda significativa devido a fenómenos climatéricos adversos ou caso os custos da energia continuem a aumentar”.

É preciso recuar até 2020 para perceber a subida dos preços. “Quando a pandemia de covid-19 provocou um forte corte na produção mundial de açúcar. Desde então, a produção de açúcar na Europa tem enfrentado dificuldades para recuperar e os níveis atuais são inferiores aos registados antes da pandemia”, destacou a XTB.

“Em causa estão os aumentos dos custos do gás natural, uma vez que a produção de açúcar é um dos processos que mais energia consome na indústria alimentar. Com o aumento do gás proveniente da Rússia na sequência da invasão à Ucrânia, várias empresas europeias reduziram a produção e, consequentemente, as colheitas, devido ao elevado custo associado. Para além disso, o esforço europeu para reduzir a utilização de produtos químicos na agricultura também tem contribuído para essa diminuição. Tudo isto tem causado aumentos significativos nos custos de produção”, sublinhou a XTB.

Por outro lado, “a produção do Brasil e da Índia tem vindo a recuperar desde a pandemia”. “Contudo, a produção do Brasil ainda terá que passar pela prova de fogo que é o fenómeno natural El Niño, que está a causar grandes secas em vários locais por todo o mundo e que poderá ter um impacto significativo na produção brasileira de açúcar”.

Já na Índia, a aproximação das eleições marcadas para o final de abril tem levado o governo indiano a procurar reduzir o preço de vários produtos”, frisou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.