[weglot_switcher]

AEP reuniu mais de 700 empresários para promover PME mais competitivas

Entre empresários, investidores, associações empresariais e intermunicipais, estabelecimentos de ensino superior e agentes do poder local, as sessões LINK LAB do projeto AEP LINK, passaram por 12 cidades.
21 Novembro 2019, 20h22

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Coimbra, Maia, Leiria, Trofa, Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Évora e Beja foi o roteiro do LINK LAB, do projeto AEP LINK. Estes encontros pretenderam apurar as boas práticas que promovem PME mais competitivas e robustas.

Foram discutidos temas decisivos para o sucesso – e sobrevivência – das micro, pequenas e médias empresas, nomeadamente, as práticas de gestão, a digitalização do negócio, o investimento, a inovação, a capacitação dos recursos humanos e a competitividade do ecossistema empresarial.

“Os encontros consubstanciaram uma oportunidade para refletir sobre as práticas e as necessidades das PME nas regiões de convergência. Permitiu, ainda identificar algumas iniciativas que podem ser desenvolvidas por associações, pelo poder local e por estabelecimentos de ensino superior, entre outros, para apoiar os empresários e os novos empreendedores, incentivou o networking e a partilha de experiências”, explicou Paula Silvestre, diretora da AEP Competitividade em comunicado.

Cerca de 74% dos participantes nos LINK LABS foram empresários e gestores, sendo os restantes 26% representados por associações, agentes do poder local, ensino superior e investidores. Os LINK LABS percorreram o Norte, Centro e Alentejo entre os meses de abril e outubro.

“O projeto AEP LINK pretende promover acima de tudo a cooperação nos domínios críticos de competitividade das PME, e os LINK LABS representam a interligação e parceria que queremos reforçar e imprimir ao tecido empresarial, porque se concretizaram em estreita parceria com entidades regionais e proporcionaram um espaço aberto de discussão e de criação de oportunidades de negócio muito interessantes”, disse ainda Paula Silvestre.

“As PME deparam-se com obstáculos a diferentes níveis, a cooperação entre empresas e com estruturas organizadas que desenvolvem atividades de suporte e de desenvolvimento empresarial permitir-lhes-á adquirir maior resistência, explorar novas oportunidades e ganhar escala”.

O projeto AEP LINK disponibiliza ainda outras ferramentas de apoio às PME, como o questionário nacional que pretende fazer o diagnóstico às PME portuguesas, aferindo as suas necessidades para encontrar melhores respostas para cada um dos desafios que as impedem de crescer; o dashboard interativo da performance empresarial uma ferramenta de análise do desempenho das PME das diversas regiões do país e de apoio à decisão do gestor; e a bolsa de oportunidades, um repositório dinâmico de oportunidades de negócio que identifica o parceiro certo para cada projeto. Os empresários devem registar as suas empresas em aeplink.pt.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.