[weglot_switcher]

Agência Europeia do Medicamento confirma relação entre vacina da AstraZeneca e tromboses

Apesar de estabelecer ligação, a Agência Europeia do Medicamento ainda tem de avaliar como são provocadas as reações à vacina da AstraZeneca. O regulador britânico (MHRA) disse recentemente ter identificado 30 casos de coágulos sanguíneos raros, resultando na morte de sete pessoas, entre os 18,1 milhões de pessoas vacinadas com esta vacina.
6 Abril 2021, 12h45

O responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia do Medicamento (EMA), Marco Cavaleri garantiu que existia uma ligação entre a vacina da AstraZeneca e a trombose sentidos por alguns pacientes.

Segundo o “El mundo”, Marco Cavaleri assegurou que “agora podemos dizer, que há uma ligação com a vacina [da AstraZeneca]” quando comentava os efeitos trombolititos. No entanto, Cavaleri admite que os cientistas ainda não compreendem o que provoca a reação, algo que pretendem continuar a analisar e voltar a pronunciar-se sobre o assunto.

O regulador britânico (MHRA) disse recentemente ter identificado 30 casos de coágulos sanguíneos raros, resultando na morte de sete pessoas, entre os 18,1 milhões de pessoas vacinadas com esta vacina.

Especialistas da Agência Europeia de Medicamentos reuniram-se esta semana para finalizar a avaliação sobre os casos raros de coagulação do sangue e a sua possível relação com a vacina covid-19 da AstraZeneca, cujo uso ainda está suspenso em alguns países, ao contrário de Portugal que retomou a administração da vacina a 22 de março, quando a EMA certificou a sua segurança.

A AstraZeneca ainda não comentou as mais recentes conclusões da EMA, mas a 19 de março, a farmacêutica garantiu, em comunicado que não tinha sido “observado um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos nos indivíduos vacinados”, tendo em conta dados de segurança referentes a mais de 17 milhões de pessoas vacinadas na União Europeia.

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-sete-mortos-no-reino-unido-apos-vacinacao-com-astrazeneca-722017

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.