[weglot_switcher]

Alerta: Um em cada cinco produtos biológicos contém químicos

Regras nem sempre são cumpridas nas lojas e secções de produtos biológicos. Muitos dos alimentos que se anunciam como “natural”, “ecológico” ou “saudável”, não estão certificados
29 Junho 2017, 09h45

Um em cada cinco produtos biológicos contém químicos, avisa o maior estudo realizado em Portugal nesta área. A pedido da revista Visão, o laboratório Labiagro analisou 113 produtos com o rótulo biológico e detetou em 21 deles químicos proibidos.

Importa salientar que, tanto nas lojas como nas secções especializadas em produtos biológicos, as regras nem sempre são cumpridas e muitos dos alimentos que se anunciam como “natural”, “ecológico” ou “saudável”, não estão certificados com o selo verde que garante que os alimentos não apresentem vestígios de químicos.

O principal alerta do estudo vai para uma couve com níveis de glifosato doze vezes acima do limite de segurança mas, há muitos outros produtos em que se registou a presença de pesticidas e químicos sintéticos, por exemplo, brócolos, arroz integral, sementes de sésamo, maçãs e vinho produzido em Portugal. Em vários produtos biológicos foi detetado mais de um químico.

O estudo esclarece que a origem do produto não é uma garantia de controlo, tendo sido detetados químicos tanto em produtos importados de dentro da União Europeia como de fora. Dos alimentos analisados, os produtos portugueses apresentam maiores níveis de contaminação do que a média.

Em relação à fiscalização destes produtos, há onze empresas que certificam a produção biológica, tendo de verificar quase quatro mil produtores nesse âmbito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.