[weglot_switcher]

Almaraz: Eurodeputado Zorrinho exorta governos a fazerem acordo sobre o desmantelamento da central

Eurodeputado realçou que o acordo existente entre os dois países ibéricos sobre a central nuclear espanhola foi no âmbito da construção do aterro e para os resíduos da central espanhola.
24 Junho 2017, 14h03

O eurodeputado Carlos Zorrinho incitou hoje os governos de Portugal e de Espanha a acordarem o processo de desmantelamento da central nuclear de Almaraz.

“Desejo e exorto os governos também a fazerem um acordo sobre o processo de desmantelamento e encerramento e que nos digam em que data é que pensam desmantelar”, disse o socialista à agência Lusa, em Idanha-a-Nova.

O eurodeputado realçou, enquanto presente na conferência “Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado”, que o acordo existente entre os dois países ibéricos sobre a central nuclear espanhola foi no âmbito da construção do aterro e para os resíduos da central espanhola.

Relativamente à eventual distribuição de comprimidos de iodo junto da população portuguesa, com o intuito de minimizar os efeitos de um eventual acidente nuclear em Almaraz, Carlos Zorrinho defende que talvez funcionasse como um alerta para as populações.

“Quando recebessem comprimidos de iodo talvez pensassem para que serve e talvez, pedagogicamente, se interrogassem mais porque é que estão a entregar-me o comprimido”, disse.

Em países como a Bélgica, Alemanha ou França, essa distribuição de comprimidos de iodo foi feita e, “não só deixou as pessoas mais protegidas, mas também funcionou como alerta”, acrescentou o eurodeputado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.