[weglot_switcher]

AmCham Portugal expressa “profunda preocupação” pelo futuro das parcerias com universidades dos EUA

A Câmara de Comércio Americana em Portugal revela, através de comunicado, preocupação pela morte anunciada da relação privilegiada entre o ensino superior português e as universidades norte-americanas Carnegie Mellon, MIT e Universidade do Texas.
29 Novembro 2023, 14h39

A Câmara de Comércio Americana em Portugal (AmCham Portugal) expressa “profunda preocupação” pelo facto de, “terminando as parcerias com as universidades dos EUA no final do corrente ano, não se assegurar a respetiva continuidade, criando riscos da sua manutenção no futuro”.

Em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, 29 de novembro, a AmCham Portugal e os seus associados dizem ter sido surpreendidos pelas recentes notícias que apontam para a cessação, sem renovação à vista das parcerias internacionais com algumas das mais prestigiadas universidades norte-americanas.

“Durante as duas últimas décadas, os ecossistemas académico, científico e empresarial de base industrial e tecnológica experienciaram profundas evoluções e, em particular, desenvolveram significativamente as suas capacidades de interação e cooperação em prol do desenvolvimento de Portugal, de uma maior competitividade económica e de uma maior capacidade de afirmação nos mercados globais com produtos e serviços de grande valor acrescentado”, destaca a AmCham Portugal.

Depois de notícias vindas a lume que davam como certo o fim das parcerias, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato,  negou que seja intenção do Governo pôr termo à relação  existente com a Carnegie Mellon University, o MIT e a University of Texas at Austin.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.