[weglot_switcher]

Arábia Saudita leva valor do petróleo a mínimos de três meses

A Arábia Saudita terá oferecido, a compradores asiáticos, volumes de crude que ultrapassam os limites do contrato de assinado com os parceiros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
  • Nick Oxford / Reuters
16 Julho 2018, 20h51

O valor do petróleo caiu esta segunda-feira para o valor mais baixo em três meses, graças às intenções da Arábia Saudita de aumentar a produção, em linha com uma posição já defendida pela Rússia. A reabertura de portos na Líbia, que tinham fechado para reparações de danos causados pela guerra no país, também está a pressionar os preços.

O preço do barril de Brent, que serve de referência para a Europa, tombou 2,2% para 73,22 dólares. No entanto, chegou a tocar os 72,19 dólares, valor mais baixo em três meses, com uma queda de 4,1%. O West Texas Intermediate recuou 3,4%, para 68,20 dólares por barril.

“Os preços do petróleo reagem em baixa às notas de que a Arábia Saudita possa fornecer mais barris de petróleo do que inicialmente previsto”, explicou Ramiro Loureiro, analista de mercados da MTrader, Millennium BCP.

A Arábia Saudita terá oferecido, a compradores asiáticos, volumes de crude que ultrapassam os limites do contrato de assinado com os parceiros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), segundo uma notícia da agência “Bloomberg“.

A oferta foi tornada pública depois de o ministro da Energia russo, Alexander Novak, ter dito na sexta-feira que poderá aumentar a Rússia e outros países exportadores poderão aumentar a produção em um milhão de barris por dia caso haja défice no mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.