[weglot_switcher]

Armando Vara: o político da banca que só admite ter recebido robalos

Os 471 quilómetros que separam a aldeia trasmontana de Lagarelhos da cidade de Évora podem ser percorridos de automóvel em pouco mais de quatro horas, aproveitando o IP2 que liga o interior norte ao interior sul de forma tão direta quanto possível e com abundantes troços de autoestrada.
2 Fevereiro 2019, 11h00

Armando Vara demorou quase 65 anos até ao destino da viagem menos desejável de toda a sua vida. O natural da pequena localidade do concelho de Vinhais chegou ao endereço mais mediático da cidade alentejana poucos minutos antes das cinco da tarde desta quarta-feira, no segundo dos três dias que a juíza Marta Carvalho lhe dera para se apresentar no Estabelecimento Prisional de Évora, iniciando uma pena de cinco anos por tráfico de influências.

“Venho cumprir uma pena injusta”, disse ao chegar a Évora,  tão cabisbaixo quanto seria natural em quem iniciava o primeiro dia de cinco anos de cativeiro. “É um momento difícil”, admitiu aos jornalistas que o aguardavam e o viram transpor a porta do estabelecimento prisional. Fora condenado no Tribunal de Aveiro em setembro de 2014, no âmbito do processo ‘Face Oculta’, que deu como provado que recebeu 25 mil euros do empresário das sucatas Manuel Godinho – de quem começou por admitir ter sido presenteado com duas já célebres caixas de robalos – para convencer Mário Lino, então ministro das Obras Públicas, a afastar Ana Paula Vitorino, atual ministra do Mar e nessa altura secretária de Estado dos Transportes, e Luís Pardal, presidente do conselho de administração da Refer.

Vara viu a condenação confirmada pela Relação do Porto em abril de 2017 e esgotou os recursos para o_Tribunal Constitucional. Notórias foram as críticas a quem acusou de perseguição – “Como teria sido a minha vida nos últimos dez ou nove anos se tenho aceitado ajudar o juiz Carlos Alexandre?”, disse, há meses, em entrevista à TVI -, até porque os problemas do ex-governante socialista não se esgotam com o processo ‘Face Oculta’ e ameaçam adensar-se quando a ‘Operação Marquês’ chegar aos tribunais.

Em causa está a ligação ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, que já cumpriu dez meses de prisão preventiva em Évora, de quem é próximo desde que os dois jovens socialistas de elevado potencial chegaram à Assembleia da República -o futuro primeiro-ministro eleito por Castelo Branco e Vara por Bragança -, iniciando uma ascensão meteórica em tempo de maiorias de Cavaco Silva. Em 1988, já estavam os dois efémeros sócios numa empresa de combustíveis na direção do Grupo Parlamentar do PS, liderado por António Guterres, que não se esqueceu de ambos ao vencer as legislativas de 1995 – tornaram-se secretários de Estado, com Sócrates no Ambiente e Vara na Administração Interna, o que lhe valeu a primeira grande polémica, pois as irregularidades na Fundação para a Prevenção e Segurança Rodoviária contribuíram para ser afastado do Executivo em 2000, quando era ministro da Juventude e Desporto. Ter tutelado a candidatura vencedora de Portugal ao Europeu de Futebol de 2004 levou a que Jorge Sampaio lhe concedesse a Grã-Cruz da Ordem do Infante, a qual irá agora perder devido ao trânsito em julgado da sua condenação, mas a carreira política ficou ferida de morte.

De bancário a banqueiro

Armando António Martins Vara tinha 29 anos e um currículo que abrangia a militância política na Juventude Socialista, uma licenciatura de Filosofia a avançar sem pressa e experiência profissional numa loja de vestuário e como funcionário do PS quando passou a bancário, tornando-se funcionário no balcão da Caixa Geral de Depósitos de Mogadouro. Profissão que declarou ter enquanto foi deputado.

Pouco tempo passou na agência, pois o apelo da política foi mais forte, mas o Governo de Sócrates reconheceu-lhe talento inato suficiente para ser administrador da Caixa mesmo sem experiência relevante na gestão bancária, integrando a equipa liderada por Carlos Santos Ferreira, que o levou consigo para o Millennium bcp quando assumiu a presidência, em 2007. Vara chegou a auferir centenas de milhar de euros anuais enquanto vice-presidente do banco privado, mas à justiça interessam sobretudo os 12,5 milhões de alegadas ‘luvas’ que terão sido pagas aquando da concessão de um empréstimo de 194 milhões de euros pela Caixa para a compra do resort turístico de Vale do Lobo.

A investigação do Ministério Público aponta para que José Sócrates tenha conseguido um milhão de euros graças ao negócio ruinoso para o banco público, canalizados para uma conta detida pelo empresário_Carlos Santos Silva, tido por seu testa de ferro, enquanto Armando Vara terá recebido o mesmo valor, através de uma conta da sua filha, Bárbara Vara, braço direito de Jorge Mendes, o agente que representa, entre muitos outros futebolistas, Cristiano Ronaldo.

Com a carreira de banqueiro tão encerrada quanto a de político, Vara tem pela frente anos de privação de liberdade num estabelecimento prisional onde poderá, pelo menos por enquanto, vir a ser visitado por um amigo de há muitas décadas e que conhece muito bem os cantos à casa.

Artigo publicado na edição nº1972, de 18 de janeiro, do Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.