[weglot_switcher]

Atentados em Moscovo: Rússia insiste na tese da culpa do ocidente

Vladimir Putin acabou por aceitar que a culpa pelos atentados era do Estado Islâmico. Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz agora que o ISIS é uma ‘criação’ dos EUA e do Reino Unido.
  • Russian President Vladimir Putin delivers a video address on the occasion of Youth Day in Moscow, Russia, in this picture released June 24, 2023. Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin via REUTERS
28 Março 2024, 18h00

As reações em torno do atentado que vitimou mortalmente cerca de 140 pessoas (e mais de 180 feridos) em Moscovo continua envolto em enorme controvérsia e tem tudo para promover uma escalada da guerra na Ucrânia – com vários analistas a anteciparem mesmo a forte possibilidade de patrocinar também o alargamento do conflito a outras geografias, com a possibilidade de um embate direto entre a Rússia e a NATO.

No primeiro momento, o presidente russo – que ainda comemorava a sua reeleição para o cargo – encontrou motivos para culpar a Ucrânia pelo atentado. Dias depois, concluiu que a responsabilidade devia ser atribuída aos bandidos do Estado Islâmico. Mas, logo no dia seguinte a este volte-face, o diretor do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, serviços secretos), Alexander Bortnikov, disse que Estados Unidos, Reino Unido e Ucrânia estão por trás de ataque, segundo avançava a agência de notícias TASS. Correndo o risco de desmentir o próprio presidente, esta quarta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova voltou a colocar os Estados Unidos no centro das responsabilidades. Os Estados Unidos posicionaram-se para culpar o grupo terrorista Estado Islâmico (proibido na Rússia) pelo ataque terrorista em Crocus, arredores de Moscovo, “mesmo quando o incidente ainda estava em andamento”. “O próprio facto de nas primeiras 24 horas após o ataque, antes mesmo de o fogo ser apagado, os norte-americanos começarem a gritar que não era a Ucrânia, é uma evidência incriminadora. Não posso classificá-lo de outra forma; é uma evidência por si só”, disse.

Segundo Zakharova, “o segundo facto a ser observado diz respeito ao clamor dos Estados Unidos de que certamente tudo foi obra do ISIS. É claro que a velocidade com que eles foram capazes de chegar a conclusões tão diretas é surpreendente. Levaram apenas algumas horas para chegar a um microfone, acender as luzes, convocar a imprensa e tirar uma conclusão sobre quem é o culpado por este terrivelmente sangrento ataque terrorista”. E concluiu: “vocês estão por trás de todas as estruturas do tipo do Estado Islâmico, vocês – os Estados Unidos, a Grã-Bretanha – vocês mesmos as criaram”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.