[weglot_switcher]

Bitcoin recupera com tweets de Elon Musk depois de atingir mínimos de três meses

Musk tem impulsionado os mercados de criptomoedas com o seu entusiasmo pela classe de ativos, mas ultimamente confundiu os compradores ao desvalorizar a bitcoin em detrimento da dogecoin. Depois de criticar o impacto ambiental da bitcoin, a criptomoeda desvalorizou 9%, atingindo o valor mais baixo desde 8 de fevereiro, voltando a subir esta segunda-feira para cerca de 45.190 dólares.
17 Maio 2021, 13h07

A Bitcoin recuperou dos mínimos de três meses, esta segunda-feira, depois de uma publicação de Elon Musk onde o presidente-executivo da Tesla fala sobre a criptomoeda. No seu último tweet, Musk escreveu que “a Tesla não vendeu nenhuma bitcoin” – uma afirmação que surge em tom de esclarecimento depois do empreendedor ter criticado o impacto ambiental do token, avança a “Reuters”.

Musk tem impulsionado os mercados de criptomoedas com o seu entusiasmo pela classe de ativos, mas ultimamente confundiu os compradores ao desvalorizar a bitcoin em detrimento da dogecoin. Depois de criticar o impacto ambiental da bitcoin, a criptomoeda desvalorizou 9% para 42.185 dólares (cerca de 34,7 mil euros), atingindo o valor mais baixo desde 8 de fevereiro, voltando a subir esta segunda-feira para cerca de 45.190 dólares (cerca de 37,1 mil euros).

“É um bom aumento, mas pequeno em comparação com as vendas induzidas por Musk que vêm a ocorrer ultimamente”, disse Neil Wilson, analista-chefe de mercados da markets.com. “Não há nada de novo que eu possa dizer sobre a bitcoin – volátil, altamente especulativa, fácil de manipular – uma bolha”.

A Tesla divulgou em fevereiro que comprou 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,2 mil milhões de euros) em bitcoins no primeiro trimestre. No final de abril, Musk disse que a empresa vendeu 10% das suas participações “para provar liquidez”.

A bitcoin, projetada como uma ferramenta de pagamento, é pouco usada para o comércio nas principais economias, dificultado pela alta volatilidade e transações relativamente caras. A moeda digital mais popular está agora um terço abaixo do seu máximo atingido em meados de abril e os dados de fluxo de fundos do JPMorgan revelam que os investidores estão a vender as suas criptomoedas nas últimas semanas.

Na quarta-feira, dia 12 de maio, Musk afirmou que a Tesla bão iria aceitar a bitcoin como pagamento, devido a preocupações ambientais sobre o uso de energia para processar transações. Defendendo essa decisão no domingo, sugeriu que a Tesla poderia ter vendido as suas próprias participações.

A dogecoin também ainda não recuperou totalmente de Musk, que o descreveu como uma “confusão”, embora tenha aumentado de preço na semana passada, dizendo que estava a trabalhar para melhorar a sua eficiência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.