[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa destoa da Europa a meio da sessão

Na Europa, “a valorização é transversal a todos os setores no universo Stoxx600, com o setor automóvel a apresentar a melhor”, segundo o analista Ramiro Loureiro, do Millennium bcp.
  • Stringer/Reuters
5 Junho 2020, 12h55

Lisboa está a destoar do ‘verde’ das bolsas europeias a meio da sessão desta sexta-feira. O índice PSI 20 está a deslizar 0,10%, para 4.616,59 pontos, destacando-se as perdas do grupo EDP, que ontem sobressaiu pela positiva. A EDP – Energias de Portugal está a cair 1,66%, para 4,31 euros, enquanto a EDP Renováveis recua 1,75%, para 12,34 euros.

As ações da Corticeira Amorim, que ontem decidiu manter a proposta de remuneração aos acionistas (1,85 cêntimos por ação), cortando apenas o dividendo extraordinário, descem 1,70%, para 9,27 euros. A proposta da empresa, divulgada pelo regulador dos mercados, será votada em assembleia geral no próximo dia 26 de junho.

Por outro lado, os títulos da Pharol e do BCP avançam, negociando em contraciclo no início desta tarde. A gestora de participações, acionista da brasileira Oi, dispara 3,76%, enquanto o banco liderado por Miguel Maya sobe 1,83%.

Observando os restantes índices europeus, de ainda digerem o carregamento da ‘bazuca’ do BCE, o alemão DAX sobe 1,75%, o britânico FTSE 100 avança 1,17%, o francês CAC 40 soma 1,92%, o holandês AEX cresce 0,88%, o espanhol IBEX 35 dispara 2,32% e o italiano FTSE MIB sobe 1,66%. O Euro Stoxx 50 está a ser marcado por uma valorização de 1,66%.

“A valorização é transversal a todos os setores no universo Stoxx600, com o setor automóvel a apresentar a melhor. Na sessão de hoje, destaque para o pedido da Comissão Europeia para que os Estados-membros reabram totalmente todas as fronteiras internas até ao final deste mês, que acabou por ofuscar as notas de mercado que apontam que a última rodada de negociações entre o Reino Unido e a União Europeia sobre seu futuro relacionamento pode terminar sem acordo”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.

Para os analistas do banco espanhol Bankinter, a “tendência altista construtiva é muito sólida e ninguém se arrisca a ficar de fora”. “Nem sequer os ‘profetas da desgraça’, que são cada vez menos, começam agora a ‘correr atrás do prejuízo'”, referem, em research de mercado.

Em relação ao mercado petrolífero, o preço do ‘ouro negro’ está a subir, à espera da próxima reunião da OPEP+. O WTI, produzido no Texas, sobe 2,57%, para 38,37 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 3,20% para 41,27 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.