[weglot_switcher]

Bolsas europeias fecham em alta. Mota-Engil e Galp lideram no PSI-20

As duas cotadas encerraram as negociações desta terça-feira com subidas superiores a 4%. “Este otimismo em vésperas de decisões do BCE e da Fed mostram que os investidores depositam esperanças de que os bancos centrais serão capazes de transmitir medidas de suporte, numa altura em que os líderes começam a reabrir as economias”, explica Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.
28 Abril 2020, 17h12

A bolsa portuguesa encerrou a sessão desta terça-feira – 28 de abril – em terreno positivo, à semelhança das principais praças da Europa, que tinham iniciado as negociações em baixa. O PSI-20 subiu 1,87%, para os 4.213,76 pontos, com a Mota-Engil e a Galp Energia a liderarem os ganhos com uma subida de 6,40%, para 1,13 euros, e 4,10%, para 9,85 euros, respetivamente.

A construtora nacional anunciou ontem que ganhou o primeiro contrato para o arranque do projeto de gás natural liquefeito em Cabo Delgado (Moçambique), no valor de cerca de 337,3 milhões de euros.

No ‘verde’ fecharam ainda empresas como a Semapa (+2,17%), Sonae (+4,04%), BCP (+2,24% ou Navigator (+4,40%). Por outro lado, as ações da Jerónimo Martins deslizaram 0,41%, para 15,64 euros.

Entre as principais praças europeias reina o otimismo, com os investidores a reagir à volatilidade no mercado petrolífero e à apresentação de resultados trimestrais de várias empresas, como a tecnológica francesa Capgemini, o banco suíço UBS e a empresa de entregas britânica Delivery Hero.

O índice alemão DAX subiu 1,28%, o britânico FTSE 100 somou 1,87%, o francês CAC 40 ganhou 1,43%, o holandês AEX avançou 1,52%, o espanhol IBEX 35 cresceu 1,59% e o italiano FTSE MIB subiu 1,77%. O Euro Stoxx 50 ficou marcado por uma valorização de 1,68%.

“Foi mais uma sessão positiva para os mercados de ações europeus, num dia bastante preenchido em termos de flow empresarial dos dois lados do Atlântico. Este otimismo em vésperas de decisões do BCE e da Fed mostram que os investidores depositam esperanças de que os bancos centrais serão capazes de transmitir medidas de suporte, numa altura em que os líderes começam a reabrir as economias”, explica Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.

Quanto ao ‘ouro negro’, o preço do tipo de petróleo produzido no Texas (WTI) – que no início da semana passada esteve em valores negativos – está novamente a cair (-5,95%, para 12 dólares por barril), enquanto a cotação do barril de Brent está a desvalorizar 0,56% para 22,94 dólares.

“Há algum ruído nos mercados porque o petróleo continua a sofrer, sendo muito provável que o futuro do WTI de junho volte a terreno negativo à medida que nos aproximemos do seu vencimento no final de maio. O USO, que é o maior ETF de petróleo do mundo e que caiu -40% na semana passada, voltou a cair -16% ontem após ter anunciado que vendeu e/ou irá vender todos os seus contratos de futuros de junho”, anteveem os analistas do Bankinter.

Em relação ao mercado cambial, o euro aprecia 0,14% face ao dólar (1,0843) e a libra esterlina “valoriza” 0,12% perante a divisa dos Estados Unidos (1,2493).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.