[weglot_switcher]

Boris Johnson demite-se do governo britânico

O ministro dos Negócios Estrangeiros do governo liderado por Theresa May demitiu-se esta segunda-feira à tarde, agravando a crise política no Partido Conservador britânico. “O seu substituto será anunciado em breve”, segundo o executivo do Reino Unido.
9 Julho 2018, 15h09

O até então secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos e Commonwealth britânica demitiu-se esta segunda-feira à tarde do governo de Theresa May. Em menos de 24 horas após a renúncia de David Davis ao cargo de ministro para o Brexit, agora foi a vez do responsável pela diplomacia britânica abandonar as funções governativas.

De acordo com as declarações divulgadas pelo jornal “The Guardian”, um porta-voz de Downing Street afirmou: “Esta tarde, a primeiro-ministro aceitou a renúncia de Boris Johnson como secretário de Estado do Exterior. O seu substituto será anunciado em breve. A primeira ministra agradece a Boris pelo seu trabalho.”

Trata-se da segunda baixa do governo britânico, depois de o negociador da saída do Reino Unido da União Europeia ter anunciado ontem à noite a demissão na sequência de discordâncias com o plano proposto pela atual primeira-ministra.

Na carta que apresentou à líder do executivo britânico, David David defendeu que a proposta para criar uma zona de comércio livre entre o Reino Unido e a União Europeia deixaria o país “na melhor das hipóteses, numa posição de negociação fraca, e possivelmente inaceitável”. A seu ver,”a consequência inevitável das políticas propostas será tornar o suposto controle pelo Parlamento ilusório, e não real”.

Durante a manhã de hoje, o executivo do Reino Unido anunciou que Dominic Raab, advogado e deputado de 44 anos, tinha sido promovido de secretário de Estado da Habitação para ministro responsável pelo Brexit, substituindo-o numa das pastas mais importantes do governo de ‘Terras de Sua Majestade’.

Notícia atualizada às 15h28

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.