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BPI define turismo como área estratégica e realça vontade de investir na Madeira

O administrador do BPI, Pedro Barreto, diz que apesar de haver um aumento nas dormidas turísticas na Madeira, a pressão que existe sobre a oferta não é significativa. Algo que é importante para manter a qualidade que caracteriza a Região Autónoma.
28 Dezembro 2018, 07h45

O administrador do BPI Pedro Barreto esteve na Madeira, para o encontro BPI com Empresas. Ao Económico Madeira fala sobre a importância do turismo para a instituição bancária e o estado do empresariado madeirense.

Qual é a importância do mercado da Madeira para o BPI?

A Madeira é um mercado muito importante para o BPI e que tem vindo a ganhar preponderância. Temos uma posição muito consolidada na região e creio que, em termos de quota de mercado, estamos claramente acima da quota que registamos no mercado nacional (de 10%). Isto deve-se a um excelente trabalho das nossas equipas na Madeira, sempre disponíveis para assessorar os nossos clientes no desenvolvimento dos seus projetos.

Estão previstos investimentos do BPI para a Madeira em 2019?

Ainda não temos nenhuma decisão tomada sobre investimentos futuros específicos para a Madeira. Mas os nossos clientes na região vão poder beneficiar dos investimentos que estamos a fazer em vários domínios, nomeadamente na área da banca digital e no lançamento de novos produtos de financiamento, investimento e poupança.

Esteve recentemente na Madeira no encontro BPI com empresas. Como vê o setor empresarial regional?

Fiquei agradavelmente surpreendido com o volume de projetos que estão em desenvolvimento na Madeira. Há uma dinâmica natural nos setores da hotelaria e do imobiliário, mas também assistimos a projetos centrados na internacionalização. Este encontro foi uma oportunidade para partilharmos informação com os nossos clientes sobre o bom momento que o BPI atravessa e sobre o nosso quase único acionista, o Grupo CaixaBank. Com a integração do BPI no Grupo CaixaBank, que está presente em 20 países, poderemos assegurar um apoio relevante para todas as  empresas que queiram apostar na internacionalização.

Em termos de projetos empresariais, na Madeira, quais são as características que o BPI procura?

A área mais importante da Madeira é o turismo e, naturalmente, o banco está em vários projetos turísticos. Mas não só. Queremos ser o Banco das Empresas e estamos disponíveis para analisar e apoiar projetos de qualidade, independentemente da dimensão do negócio ou do setor. Destaco também a agricultura, um dos setores estratégicos que o BPI elegeu como prioritário na sua estratégia comercial há mais de uma década. Nessa altura, a agricultura era vista por muitos como uma área de risco, mas nós acreditámos muito no setor e, por essa razão, hoje posso dizer que o BPI é o Banco da Agricultura.

Em termos de desenvolvimento de projetos empresariais a Madeira é um mercado apetecível? Quais são os pontos fortes do empresariado madeirense?

A Madeira caracteriza-se por ser uma região muito empreendedora. Depois de uma série de anos de crise em que houve uma paragem do investimento, temos vindo a assistir a um retomar desse investimento. Os empresários estão mais confiantes. Estamos obviamente disponíveis para apoiar esse crescimento e estamos envolvidos em vários novos projetos já em fase de desenvolvimento.

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