[weglot_switcher]

“Brexit” deverá custar 30.100 milhões de euros à Zona Euro

Até 2021, por causa do “Brexit”, as economias da Zona Euro poderão perder 24.600 milhões de euros em exportações de bens e 5.500 milhões em exportações de serviços. Os países mais afetados serão a Holanda, Irlanda, Bélgica, Alemanha, França e Espanha.
14 Abril 2017, 15h32

A saída do Reino Unido da União Europeia deverá gerar perdas avultadas para a Zona Euro, ao nível das exportações: 24.600 milhões de euros em exportações de bens e 5.500 milhões em exportações de serviços, entre 2017 e 2021, de acordo com uma estimativa da seguradora de crédito Solunion. E os países mais afetados – segundo o mesmo estudo que é revelado pela agência de notícias espanhola EFE – serão a Holanda, Irlanda, Bélgica, Alemanha, França e Espanha.

No cenário mais provável de um acordo comercial limitado entre o Reino Unido e a União Europeia, a ser firmado em 2021 (depois das eleições legislativas de 2020 no Reino Unido), os países da Zona Euro vão deparar com uma queda das suas exportações e investimentos recebidos, com repercussões no PIB e fazendo aumentar as insolvências de empresas. O estudo da Solunion indica que este cenário (e respetivas consequências económicas) terá 55% de probabilidades de se concretizar.

Os bens destinados ao Reino Unido poderão ser sujeitos a tarifas até 3%, o que implicará perdas nas exportações de 8 mil milhões para a Alemanha, 4 mil milhões para a Holanda ou 3 mil milhões para a França. A maior quebra de investimento do Reino Unido deverá verificar-se nos EUA (menos 25 mil milhões), Holanda (menos 15 mil milhões) e França (menos 6 mil milhões). Por outro lado, a libra esterlina tenderá a desvalorizar-se entre 5% e 7%, encarecendo as importações e diminuindo a rentabilidade das empresas britânicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.