[weglot_switcher]

Brexit: há 70% de possibilidades do acordo passar, confia economista da Schroders

Existem 70% de possibilidades do acordo técnico assinado entre o Governo de Theresa May e Bruxelas passar, acredita Azad Zangana, Senior European Economist da gestora britânica Schroders.
  • Stefan Wermuth / Reuters
15 Novembro 2018, 14h58

Na conferência anual da gestora em Londres, Zangana sublinhou que as dúvidas são grandes e citou um inquérito de opinião feito esta última quarta feira e onde os participantes eram questionados sobre a possibilidade dos parlamentares suportarem o acordo, a par de uma nova votação para fazer recuar o Brexit e ainda de uma terceira sugestão que seria uma saída sem acordo. A votação revelou um terço de votos para cada uma das possibilidades.

O documento que provocou a demissão de vários ministros do Governo de May e uma queda abrupta da libra esterlina está numa fase meramente técnica e terá de ser aprovado pelos parlamentares britânicos e europeus, para além dos Governos dos 27 e ainda pelo Conselho de Ministros britânico, algo que se revela ser o mais difícil.

Azad, que apresentou quatro grandes cenários para o Brexit, incluindo uma saída desregulada, afirmou no evento da Schroders que perante um cenário sem acordo formal o cross libra/US dollar oscilara entre 1,05 e 1,20 e com acordo o possível cenário central na paridade das duas moedas situar-se-à nos 1,40.

O Senior European Economist da gestora britânica Schroders sublinhou que aquilo que aconteceu esta semana foi o início de um acordo que a 25 de novembro poderá significar um documento final com uma possível reunião extraordinária com os 27 estados membros.

Entre os quatro cenários apresentados pelo economista, o do ‘hard’ Brexit é aquele em que a maioria dos analistas acredita. O segundo cenário, de um ‘soft’ Brexit, que significa manter o mercado e inclusivamente pensar num retrocesso é pouco provável.

Há ainda um possível contexto de extensão do período de transição que iria gerar incerteza nos negócios e, por último, Zangana não afasta o pior dos cenários com a saída desordenada.

* o jornalista viajou a convite da Schroders

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.