[weglot_switcher]

Cabo submarino que liga Portugal a 32 países amarrado em Carcavelos

O projeto do consórcio que envolve a Vodafone chegou esta terça-feira à costa nacional. Meta, China Mobile International e Orange também estão envolvidas neste sistema que liga África à Europa.
12 Março 2024, 12h45

O sistema de cabos submarinos 2Africa está deste esta terça-feira oficialmente ligado a Portugal. A amarração deste investimento de um consórcio que inclui a Vodafone ocorreu durante a manhã em Carcavelos, um dos pontos de desembarque na Europa. A infraestrutura ficou ligada à Estação de Cabos Submarinos da Altice.

Lançado em maio de 2020, o 2Africa foi criado com o intuito de aumentar a capacidade, a qualidade e a disponibilidade da conectividade à internet entre África e o resto do mundo. Assim que estiver concluído, o cabo de 45 mil quilómetros  ligará 33 países de três continentes (Europa, África e Ásia).

O consórcio responsável pelo desenvolvimento envolve oito empresas: Bayobab, Center3, China Mobile International, Meta, Orange, Telecom Egypt, grupo Vodafone e WIOCC. A Alcatel Submarine Networks é responsável pelo fabrico e instalação do cabo. Por cá, a Vodafone encarregou-se do processo de chegada a Portugal.

“A chegada a Portugal do cabo 2Africa, o maior cabo submarino de fibra do mundo, reforça a importância estratégica do País – sobretudo pela sua localização privilegiada – para este tipo de infraestruturas fundamentais às comunicações nacionais e internacionais, potenciando a digitalização de empresas, instituições e clientes particulares”, disse o Chief Network Officer da Vodafone Portugal. Para Paulino Corrêa, esta é “uma peça fundamental no desenvolvimento tecnológico, reforçando ainda mais a ligação do país ao mundo”.

Segundo a operadora de telecomunicações britânica, o sistema “permitirá acrescentar capacidade adicional para satisfazer o aumento global da procura por serviços globais de telecomunicações na próxima década, como sejam serviços de internet, videoconferência, aplicações multimédia e móveis avançadas para vídeo digital, televisão de alta-definição e computação em nuvem”.

O 2Africa é um dos cabos submarinos – a par com o EllaLink (ligando Portugal à Madeira e América do Sul), o Equiano (ligando África à Europa através de Portugal) e o Medusa (ligando o Mediterrâneo) – que se destaca por alavancar não só a posição geográfica estratégica de Portugal, na periferia da Europa, como a de zonas costeiras portuguesas específicas, entre as quais Sines.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.