Cabo Verde e Timor preparam fórum de inspetores da segurança alimentar e atividades económicas

A autoridade de inspeção timorense está na Praia para assinar um protocolo com IGAE. Em cima da mesa vão estar também os desafios do FISAAE, que congrega todos os serviços de inspeção da segurança alimentar e das atividades económicas da CPLP.

A Autoridade de Inspeção e Fiscalização das Atividades Económicas e de Segurança Alimentar (AIFAESA) de Timor Leste realiza, entre esta segunda-feira e amanhã, uma visita a Cabo Verde para assinar um protocolo com a Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE).

De acordo com uma nota da IGAE enviada à Inforpress, o objetivo desta visita prende-se com a necessidade destas duas entidades debruçarem sobre um protocolo de cooperação e fazer uma reunião bilateral.

Em cima da mesa vão estar também os desafios do Fórum das Inspeções da Segurança Alimentar e da Atividades Económicas (FISAAE), que congrega todos os serviços de inspeção da segurança alimentar e das atividades económicas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualmente presidida pela AIFAESA, de Timor Leste.

A delegação da AIFAESA que voou até à Praia é chefiada pelo seu coordenador, Abílio Oliveira Sereno, pelo diretor da Administração e Finanças, Joanico da Costa Soares, e por Gabriel da Costa, igualmente membro da direção.

O primeiro FISAAE foi realizado na cidade da Praia, em 2013, seguindo-se uma segunda edição em 2014 em Moçambique. A terceira edição ocorreu em Lisboa, em 2015, e a quarta aconteceu em 2016 na sede da CPLP. Já o quinto FIAASE-CPLP, por seu lado, foi realizado em Díli (Timor Leste) em 2018, sob o lema “Um Melhor Recurso e Cooperação para uma Excelente Inspeção de Segurança Alimentar e das Atividades Económicas”.

Recomendadas

Comunidade Económica da África Ocidental quer moeda única em 2020

Os 15 países da CEDEAO reafirmaram esta segunda-feira, em Abidjan, o objetivo de lançar uma moeda única em 2020, apesar dos “desafios” deste projeto pensado há 30 anos.

Cabo Verde Fast Ferry aumenta viagens na época festiva

A partir desta segunda-feira, o navio Kriola faz viagens todos os dias, sendo na segunda Brava – Fogo – Praia e vice – versa.

Portugal pode ajudar em alternativas à eletrocussão de cães vadios em Cabo Verde

O vereador considera que o problema do excesso de cães na cidade da Praia não se resolve com o abate, mas reconhece que a medida tem de ser determinada sempre que “a quantidade de cães ultrapassa o equilíbrio”.
Comentários