[weglot_switcher]

Cabo Verde vai investir 315 mil contos na requalificação de localidades em São Domingos

O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire anunciou que o Governo vai investir nos próximos anos cerca de 315 mil contos para requalificar várias localidades do município de São Domingos (ilha de Santiago).
13 Setembro 2018, 11h57

O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire anunciou que o Governo vai investir nos próximos anos cerca de 315 mil contos para requalificar várias localidades do município de São Domingos (ilha de Santiago).

Fernando Elísio lançou esta informação em declarações à imprensa no término da visita que efectuou hoje ao concelho de São Domingos para se inteirar do avanço de algumas obras financiadas pelo executivo.

Lém Pereira, Largo da Várzea, Ribeirão Chiqueiro, Baía de Alcatraz e Vale da Custa foram, entre outras, as localidades visitadas pelo ministro, tendo destacado a propósito daquilo que constatou, que a “parceria empreendedora” entre o Governo e os municípios está a dar frutos “que ajudará a mudar e a preparar o concelho para o desenvolvimento” de acordo com a sua vocação.

“Neste processo está previsto a requalificação de toda a zona de Praia Baixo, a reabilitação do património histórico da Baía de Alcatraz, bem como munir o município de investimentos estruturantes para que possa desempenhar o seu papel no contexto nacional”, disse.

Explicou ainda que todo este investimento tem como propósito ter um concelho requalificado onde as pessoas “sintam o prazer de nela viver” e seja um “atractivo para os turistas”.

De acordo com o governante, dos 315 mil contos a serem investidos no concelho, 100 mil contos serão para se investir no acesso às diversas localidades, 76 mil para reabilitação, 120 mil contos para ser aplicado na orla marítima e 18 mil contos para o restauro do património histórico e cultural.

Fernando Elísio, explicou, por outro lado, que no concelho existem obras que estão a ser executadas ao abrigo do contrato-programa com o Fundo do Turismo, bem como reabilitação de infraestruturas escolares onde o governo investiu 7 mil contos.

Por seu turno, em declarações também à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia regozijou-se com a parceria existente entre poder central e o poder local, e afirmou que face a essa “união” o concelho está em obras e com “investimentos estruturantes”.

“O investimento a ser feito vai alavancar o nosso município e trazer ganhos significativos, pois, o concelho por si só não poderia fazer obras de grandes dimensões e que nos colocam na rampa do desenvolvimento”, assegurou.

Entretanto e concernente ainda aos investimentos a serem executados nos próximos anos, Clemente Garcia, referiu-se à Baía de Alcatraz, um local, segundo ele, que também faz parte da história do país por acolher uma das igrejas mais antigas da costa africana.

Além de Baía de Alcatraz, o município vai alcatroar no próximo ano a estrada de acesso de Variante a Praia Baixo, requalificar a estrada de acesso a Rui Vaz, troços de estradas em Vale de Custa, Moia-Moia e outros.

O ministro de Estado, que visitou anteriormente as ilhas do Fogo e Brava no âmbito da parceria entre o Governo e os municípios, está neste momento a fazer o mesmo em relação aos concelhos da ilha de Santiago.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.