[weglot_switcher]

Catalunha muda planos e quer convocar eleições

O presidente da Generalitat faz uma declaração institucional às 14h30 locais (13h30 em Lisboa). O governo catalão atrasou 1 hora o discurso, inicialmente previsto para as 13h30.
26 Outubro 2017, 11h29

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, mudou os seus planos iniciais e está pronto para convocar eleições para o Parlamento, segundo acaba de revelar a agência noticiosa espanhola EFE.

O avanço para as eleições irá depender de se o governo liderado por Mariano Rajoy renunciar ou não à aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, deixando para trás a possibilidade de fazer a tão desejada declaração de independência dos catalães.

A informação da EFE foi confirmada por fontes do partido independentista Junts pel Sim (JxSí), cujos deputados foram convocados esta manhã por Carles Puigdemont para analisar os cenários que estão em aberto, poucas horas antes de iniciar a sessão plenária que irá para responder ao polémico 155.

O presidente da Generalitat anuncia que iria fazer uma declaração institucional às 13h30 locais (12h30 em Lisboa), mas soube-se entretanto que o governo catalão atrasou 1 hora o discurso, agendado agora para as 14h30 (13h30 em Lisboa).

Notícia atualizada às 12h56

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.