[weglot_switcher]

Cativações estão a ser desbloqueadas mais rapidamente este ano

Foram libertados 710 milhões de euros até agosto deste ano, contra os 104 milhões descativados no período homólogo.
8 Setembro 2017, 11h48

O Governo está a libertar verbas cativadas a um ritmo bastante mais elevado do que no ano passado, mas ainda assim mantém-se bloqueados 1.171 milhões de euros, escreve o jornal Público.

Até ao final do mês de agosto foram descativados 710 milhões de euros, um valor bastante superior relativamente ao período homólogo: 104 milhões de euros.

No entanto, o Ministério das Finanças revelou, numa resposta enviada aos deputados do Bloco de Esquerda e do CDS, que este ano as cativações iniciais foram maiores do que em 2016.

O Ministério tutelado por Mário Centeno revelou que o maior ritmo de descativação em 2017 face ao ano anterior se regista praticamente em todos os ministérios, sendo que apenas nas Finanças, Defesa e Economia, o nível de cativações é agora superior.

No ano passado, as verbas cativadas atingiram os 1.734 milhões de euros, sendo que esse valor aumentou para 1.881 milhões de euros em 2017. Em agosto de 2016 só tinham libertados 104 milhões de euros, adianta o jornal.

Como no final de cada ano é o período onde surgem mais pedidos de descativação, prevê-se que o valor final destas verbas seja menor este ano do que em 2016.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.