[weglot_switcher]

CDS-PP apresenta plano para todos os alunos terem computador e banda larga

O partido quer eliminar o fosso digital na educação e tem nove propostas, uma delas é que a compra deste tipo de material possa ser 100% dedutível no IRS em 2020.
24 Abril 2020, 11h38

O CDS-PP quer eliminar o fosso digital na educação e apresenta esta sexta-feira um plano composto por nove medidas para que todos os alunos em Portugal tenham acesso a um computador ou tablet com internet de banda larga gratuita.

“A solução do ensino digital esbarra com um sério problema. É que muitas famílias não dispõem dos meios tecnológicos com ligação à internet para que esse ensino exista na sua casa. Segundo os dados oficiais disponíveis, um em cada quatro alunos até aos 15 anos não têm computador nem tablet”, afirma Francisco Rodrigues dos Santos.

O presidente do CD destaca apoio económico do Estado às famílias que comprovem a sua situação de insuficiência económica  para a compra destes equipamentos – em forma de “vales tecnológicos” – e que a aquisição deste tipo de material possa ser 100% dedutível no IRS em 2020. Além disso, o CDS defende o acesso gratuito a internet de banda larga, com base em acordos do Governo com as operadoras.

O CDS-PP considera que são medidas “simples”, de “aplicação imediata” e com “carácter urgente” para auxiliar tanto os alunos como as suas famílias.

“A crise provocada por esta pandemia, veio trazer à educação alterações metodológicas abruptas que põem a nu a enorme desigualdade entre as famílias portuguesas, impedindo muitos alunos de terem acesso às aulas, por incapacidade de possuírem meios tecnológicos que os suportem”, refere Francisco Rodrigues dos Santos. O líder do CDS considera que o “aluno sem acesso a estes equipamentos é o aluno discriminado e abandonado, e o Estado, infelizmente deixou ficar para trás”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.