[weglot_switcher]

CDS-PP preocupado com testagem. PSD pede que Governo concretize apoios sociais

Para o CDS-PP o número de testes realizados continua a ser insuficiente, enquanto que o PSD quer que o Governo “inevitavelmente concretize o apoio social às famílias e que promova a proteção do nosso tecido empresarial”.
28 Abril 2021, 16h26

A deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa expressou a preocupação do partido para com a testagem durante reunião plenária onde se debateu o relatório do 15º estado de emergência. O deputado do PSD António Cunha pediu ao Governo que concretizasse os apoios sociais.

“Volto a insistir no tema da testagem que já falei há 15 dias, mantemos a preocupação porque o nível de testes PCR não cresce, mantem-se relativamente idêntico ao do confinamento”, alertou Ana Rita Bessa.

A centrista apontou que “os testes antigénio são responsáveis pelos valores globais de testagem e o documento da estratégia de testagem que se esperaria que tivesse surgido antes do desconfinamento”. A deputada do CDS-PP referiu ainda a preocupação do partido com o último relatório do estado de emergência porque “não se fazem avaliações ou considerações sobre o desemprego, o lay off ou sobre as portas que não voltaram a abrir”.

Do lado do PSD, António Cunha pediu que o Governo “não anuncie, mas também faça”. “Que inevitavelmente concretize o apoio social às famílias e que promova a proteção do nosso tecido empresarial”, completou.

Para o PSD, o Governo devia ter sido capaz de nos levar à frente da pandemia, mas “andou sempre atrás do prejuízo”. De forma a justificar-se, António Cunha mencionou a prioridade dos elementos das forças de segurança no processo de vacinação, mas que até dia 31 de março apenas “menos de metade” dos funcionários efetivos tinham recebido a vacina.

O PSD também apontou falhas no regresso às aulas sendo que a “prometida testagem iniciou-se quase 15 dias depois”. “Comprometeu a segurança sanitária dos estabelecimentos de ensino”, garantiu António Cunha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.