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Cerca de 50 marcas representam Portugal na 30.ª edição da Maison&Objet

Em comunicado, a APIMA qualifica o espaço exclusivo com selo nacional como “um investimento estratégico para as empresas portuguesas num momento em que França se mantém como o maior comprador mundial de produtos da Fileira Casa Portuguesa”, seguida de Espanha e da Alemanha.
17 Janeiro 2024, 19h44

Portugal vai estar representado na 30.ª edição da Maison&Objet, histórica feira de design mundial, através de um espaço exclusivo composto por cerca de 50 empresas nacionais.

Coordenada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), a secção tem como lema “MADE IN PORTUGAL naturally” e beneficia de uma “visibilidade privilegiada” na disposição dos espaços do evento que decorre entre 18 e 22 de janeiro, em Paris.

Em comunicado, a APIMA qualifica o espaço exclusivo com selo nacional como “um investimento estratégico para as empresas portuguesas num momento em que França se mantém como o maior comprador mundial de produtos da Fileira Casa Portuguesa”, seguida de Espanha e da Alemanha.

Segundo a associação, os bens adquiridos por França a esse cluster, que é constituído por mais de 7.500 empresas, ascendem a 600 milhões de euros, entre entre janeiro e novembro do ano passado.

Nas palavras do presidente da APIMA, Joaquim Carneiro, “apesar das expectativas de manutenção do volume de negócios”, o início de 2024 “será claramente definido pela instabilidade financeira e arrefecimento do consumo em alguns dos principais mercados internacionais”.

“O desafio não é novo para as empresas da Fileira Casa, pelo que a resposta que já comprovou sucesso será reforçada – iremos continuar a apostar no alto valor acrescentado, na inovação e na sustentabilidade como os principais fatores distintivos das marcas portuguesas. Acredito que as empresas o farão com distinção e estamos a apoiá-las nesse mesmo sentido”, sublinhou, citado no mesmo comunicado.

“Numa indústria altamente exportadora, as marcas continuam a demonstrar um elevado sucesso além-fronteiras e prevê-se um recorde de exportações nas vendas totais de 2023 ao exterior, que deverão superar os 2 mil milhões de euros”, estima a APIMA.

Na última edição, o evento acolheu mais de 2000 marcas, tendo sido contabilizados mais de 65 mil visitantes de 144 países.

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