[weglot_switcher]

CGD e Cases premeiam empresas financiadas através de Microcrédito

A Caixa tem duas linhas de crédito dedicadas ao apoio ao Microcrédito. Ambas têm a parceria do Fundo Europeu de Investimento, com uma garantia de 80%, o que permite um preço de financiamento mais competitivo.
  • Rafael Marchante/Reuters
22 Fevereiro 2024, 19h25

A Caixa Geral de Depósitos e a Cases, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, responsável pelo Programa Nacional de Microcrédito, entregaram esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa, os prémios aos vencedores do “Concurso Caixa Microcrédito Cases”, que tem a finalidade de valorizar o esforço de Microempreendedores.

A CGD fala em “coragem” ao investirem num projeto de negócio que cresceu sustentadamente e gerou emprego.

“O microcrédito escapa ao financiamento bancário tradicional, porque não tem o recurso a garantias reais, como no crédito tradicional”, sublinha o banco.

A Caixa tem duas linhas de crédito dedicadas ao apoio ao Microcrédito. A Caixa Invest EU Start, uma linha multissetorial que visa apoiar investimentos que contribuam para o desenvolvimento da atividade e a competitividade das novas empresas (Start-ups).

Tem também a Caixa Invest EU Social Projeto, “com o objetivo de apoiar o empreendedorismo e atividades geradoras de rendimento, em especial para pessoas que pretendam criar ou desenvolver uma microempresa, incluindo por conta própria, através de operações de financiamento na componente de Medio Longo Prazo.”

Ambas têm a parceria do Fundo Europeu de Investimento, com uma garantia de 80%, o que permite um preço de financiamento mais competitivo.

Para esta edição, foram feitos 350 convites a micro e pequenas empresas financiadas através do microcrédito, tendo sido analisadas 19 candidaturas.

Os três premiados nesta edição são empresas de setores variados. O terceiro classificado, que recebeu um prémio de 5 mil euros, foi a Cabana Parque, empresa lisboeta que promove a educação infantil centrada nas brincadeiras capazes de promover o desenvolvimento cognitivo e motor, através do trabalho em grupo. “Uma utilidade reconhecida pelos jovens pais que vão frequentando o espaço com os seus filhos, em festas organizadas”, refere o banco.

O segundo classificado, que também recebeu um prémio de 5 mil euros, foi a empresa de Alcochete, Salina Greens, dedicada à produção e comercialização de plantas halófitas e ao desenvolvimento de novos produtos provenientes de salinas, bem como a consultoria na área de restauro do habitat.

A CGD diz que “é um exemplo de sucesso na transformação do valor adquirido num projeto laboratorial em soluções de consumo saudável e sustentável, com espaço ganho em relevantes cadeias de distribuição nacional”.

Por fim, o primeiro classificado, a quem foi entregue um prémio de 10 mil euros, foi a FC2TEC, uma empresa localizada no Tramagal, vocacionada para a manutenção industrial, construção de estruturas metálicas, construção de máquinas e equipamentos por medida, criada em 2016, que conta já com 14 colaboradores.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.