[weglot_switcher]

Charles Michel diz que Portugal tem “uma agenda muito ambiciosa” para a presidência do Conselho da União Europeia

Presidente do Conselho Europeu mostrou-se otimista no desempenho de Portugal na presidência rotativa do Conselho da União Europeia, vincando que que a recuperação está no âmago do próximo semestre.
  • Tiago Petinga / Lusa
5 Janeiro 2021, 18h28

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, mostrou-se otimista sobre as metas da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, classificando como “ambiciosa” a agenda que o primeiro-ministro, António Costa, lhe apresentou formalmente esta terça-feira no primeiro encontro oficial da presidência.

“Uma agenda muito ambiciosa, no sentido positivo do termo, e uma vontade extremamente forte de nos mobilizarmos todos”, afirmou em conferência de imprensa esta terça-feira, no CCB em Lisboa, após uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro, António Costa.

Charles Michel mostrou-se confiante no trabalho com António Costa, sublinhando estar “extremamente feliz” por saber” desde já que partilhamos com fortíssima convicção nos valores europeus, no território da União Europeia”.

“Este momento é o momento decisivo para fazermos avançar a Europa”, vincou, acrescentando que a recuperação está no âmago do próximo semestre em que Portugal exerce a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, elencando o pilar social, verde, assim como a transição digital e climática como outras das prioridades, e já anteriormente destacadas por António Costa.

Para o belga que preside ao Conselho Europeu desde 2019, não só é necessária “uma Europa mais sólida e robusta”, como é primordial “implementar aquilo que foi decidido”, recordando a cimeira em junho em Bruxelas para “esta comunhão de destinos europeus”.

O presidente do Conselho Europeu foi recebido pelo primeiro-ministro para uma reunião de apresentação das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, na qual participou também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a secretária de Estado do Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, num programa que inclui ainda uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos e um concerto no CCB.

A visita de Charles Michel é o primeiro encontro oficial desde que Portugal assumiu a presidência rotativa do conselho da União Europeia, a 1 de janeiro, e que termina no final do primeiro semestre deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.