[weglot_switcher]

Chris Wallace: O homem que estará no meio do primeiro embate entre os dois candidatos à Casa Branca

O famoso jornalista da Fox vai ser o moderador do primeiro debate televisivo entre Donald Trump e Joe Biden. Sem ser decisivo para todos os eleitores, é sempre marcante. Trump e Wallace quase entraram em guerra há dois meses, o que pode ser uma má notícia para o atual presidente.
26 Setembro 2020, 14h00

Alejandro Pizarro Quintero, na “História da Propaganda Política” – espécie de obra não-ficional noir sobre teoria e prática das fake news –, explica que, em abril de 1939, Franklin D. Roosevelt se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos na televisão. O cenário foi a Feira Mundial de 1939 em Nova Iorque, e a apresentação foi transmitida para meia dúzia de aparelhos.

O presidente já tinha um extenso currículo mediático: as suas “Conversas ao Pé da Lareira”, transmitidas para os milhões de aparelhos de rádio que existiam no país, eram algo que ninguém se atrevia a perder e ajudaram a acalmar os norte-americanos que viviam a Grande Depressão. Mas também criaram nos votantes a sensação de proximidade para com uma figura até aí distante, enigmática, intocável e impessoal.

Roosevelt viveu pouco tempo – morreu em abril de 1945, sem poder comemorar a vitória na II Guerra Mundial, de que foi um dos obreiros – para aproveitar a explosão da importância da televisão enquanto veículo de propaganda, de propagação de mitos urbanos, de publicidade e também, pelo menos para os mais distraídos, de divertimento.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.