[weglot_switcher]

Clima de negócios no retalho alemão melhora significativamente antes da Páscoa

O Instituto Ifo diz que o clima de negócios no retalho alemão melhorou significativamente antes da Páscoa.
28 Março 2024, 11h17

O último inquérito do Instituto Ifo revela que o clima empresarial no comércio retalhista na Alemanha melhorou significativamente em março. O indicador de avaliação da situação atual dos negócios subiu para -7,3 pontos, contra -18,1 pontos em fevereiro, acrescenta o instituto com sede em Munique.

Também se registou uma clara melhoria das expectativas empresariais na Alemanha. “O pessimismo que tem caracterizado os últimos tempos está a diminuir. A atividade no período que antecede a Páscoa parece ter trazido um raio de esperança a muitos retalhistas”, afirma Patrick Höppner, especialista da Ifo.

As lojas de bricolage, os comerciantes de bicicletas e os retalhistas de vestuário estão mais optimistas em relação à sua situação comercial do que no mês anterior. Os retalhistas de produtos alimentares também registaram uma subida.

“Os retalhistas podem contar com o negócio da Páscoa, especialmente no que diz respeito à confeitaria”, diz Höppner.

Os retalhistas de informática e software e os concessionários de automóveis registaram uma ligeira deterioração da sua situação comercial.

No cômputo geral, o número de retalhistas que planeia aumentar os preços nos próximos meses é inferior ao registado nos últimos três anos.

O Ifo diz ainda que a proporção de retalhistas afetados por estrangulamentos no abastecimento também diminuiu: em março era de 29,1% dos retalhistas, contra 32,6% em fevereiro.

“Isto significa que as incertezas no comércio marítimo devido à crise no Mar Vermelho ainda são de pouca importância para muitas cadeias de abastecimento retalhistas”, afirma Höppner.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.