[weglot_switcher]

Comissário europeu diz que União Europeia precisa de fundo de 1,6 mil milhões de euros para recuperar da crise

Thierry Breton calcula que o fundo de recuperação europeu precise ter uma dimensão equivalente a 10% do PIB europeu e sublinha que a União Europeia precisa de um plano de apoio para o turismo.
21 Abril 2020, 10h49

O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, disse esta terça-feira que a União Europeia precisa de um pacote de apoio para a recuperação da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus de cerca de 1,6 biliões de euros.

“Tenho uma noção precisa do custo do pacote, que será de 1,6 mil milhões de euros, ou seja, 10% do PIB europeu”, disse Thierry Breton, em entrevista à BFMTV, esta terça-feira. “É o que fizeram os Estados Unidos ou a Alemanha que pôs 300 mil milhões de euros”, acrescentou.

O ex-ministro das Finanças francês considerou ainda que a União Europeia precisa de um plano de apoio para o turismo, já que segundo cálculos da Organização Mundial do Turismo o setor deverá sofrer uma queda na atividade este ano de cerca de 300 a 500 mil milhões de euros.

Esta quinta-feira, o Conselho Europeu reúne para discutir o pacote de apoio económico e social de 540 mil milhões de euros já acordado pelo Eurogrupo, mas também o fundo de recuperação. Os ministros das Finanças europeus delegaram para os líderes dos Estados-membros definir os mecanismos legais, a dimensão, assim como o modelo de financiamento do fundo.

Na segunda-feira, Espanha propôs a criação de um fundo europeu no valor de 1,5 mil milhões de euros para os países europeus mais afetados pela pandemia da Covid-19. Segundo o jornal El País, este fundo seria financiado com dívida perpétua dos países da União Europeia e seria transferido para os países mais afetados pela crise, tendo como um dos principais objetivos principais impedir que estas transferências de dinheiro aumentem o endividamento dos países.

Porém, segundo fontes diplomáticas, citadas pela Reuters, os líderes europeus deverão adiar a decisão final sobre os aspectos técnicos da criação do fundo de recuperação esta quinta-feira, por ainda não terem chegado a um consenso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.