[weglot_switcher]

Comprar casa: compensa contratar um seguro de recheio?

Quem vai ao banco solicitar um financiamento para comprar casa, rapidamente apercebe-se de que é obrigatório contratar dois tipos de seguros: o de incêndio e o de vida.
19 Março 2024, 09h54

Para além do seguro de incêndio, que protege a habitação, sabia que é possível salvaguardar também tudo o que comprou para o interior da casa? É o chamado seguro de recheio. Descubra se compensa pagar este extra.

Em que consiste o seguro de recheio?

O seguro de recheio serve para indemnizar o tomador do seguro em caso de acidentes e/ou de roubos do recheio da sua habitação. Por “recheio” entenda-se mobílias, equipamentos eletrónicos, eletrodomésticos, vestuário, entre outros.

Enquanto o seguro de incêndio é obrigatório por lei para quem habita em propriedade horizontal, o de recheio não. No entanto, se até possui um seguro multirriscos-habitação, vale a pena verificar se este não inclui já um seguro de recheio.

Que coberturas estão incluídas num seguro de recheio?

As coberturas de um seguro de recheio variam conforme a oferta de cada seguradora. Porém, é possível apontar quatro conjuntos de coberturas para as quais deve olhar se vai contratar uma proteção deste género.

1. Furto ou roubo

Esta cobertura garante indemnização em caso de furto ou roubo do recheio da habitação. Nalguns casos, pode tornar-se mais abrangente ao incluir também uma cobertura para danos que possam ser causados no imóvel em decorrência deste sinistro.

Em caso de roubo, alguns seguros podem incluir ainda uma proteção ao tomador do seguro e até ao seu cônjuge se sobre estes houver danos pessoais.

2. Danos considerados graves

Esta cobertura pode ser muito abrangente, incluindo, entre outros:

  • Vandalismo;
  • Incêndio, raio e explosão;
  • Catástrofes naturais (tais como tempestades, aluimento de terras e cheias);
  • Danos provocados pelo choque de veículos terrestres e queda de aeronaves.

3. Outros danos considerados menos graves

Neste âmbito incluem-se, entre outros:

  • Queda ou quebra de objetos;
  • Pagamento de despesas relacionadas com demolição e remoção de escombros em caso de sinistro;
  • Riscos elétricos;
  • Danos decorrentes de fumo ou calor.

4. Responsabilidade civil

Esta cobertura cobre os danos provocados a terceiros.

Quanto irei pagar para ter um seguro de recheio?

Este montante depende de vários fatores, tais como: a localização da casa, o tipo de habitação (apartamento ou moradia), os próprios bens que estão incluídos no seguro.

Como atualizo o capital seguro?

É ao tomador do seguro que está incumbida a responsabilidade de tratar da atualização do capital seguro do recheio. Isto significa, por outras palavras, que é ao tomador do seguro que cabe informar periodicamente a seguradora sobre o valor de cada bem.

É muito importante que não se esqueça de tratar disto para ter a certeza de que realmente está a pagar para estar sempre protegido ao máximo.

Cuidados a ter ao escolher um seguro recheio habitação

Na hora de subscrever um seguro recheio habitação, há alguns fatores a ponderar para que a escolha seja adequada às suas necessidades e ao seu orçamento familiar. Em primeiro lugar, é importante decidir as coberturas que pretende contratar, tendo em mente que quanto mais completo for o pacote de proteção, maior o prémio a pagar, mas também mais seguro estará.

Um outro cuidado a ter é a escolha da franquia. A franquia é o valor que deve pagar quando ocorrer um sinistro. Pode ter a tentação de escolher uma franquia muito alta para poupar no prémio, mas lembre-se de que isso vai aumentar a sua responsabilidade no sinistro. Assim, antes de se comprometer com uma franquia, faça cuidadosamente as contas de acordo com o fundo de emergência que tem disponível para pagar os danos.

De seguida, faça simulações. Indique as coberturas que pretende e forneça os dados da habitação para conhecer em detalhe a oferta do mercado. Mas não precisa de visitar os websites de todas as seguradoras. Basta aceder ao nosso simulador gratuito para, num só local, ter acesso às condições em vigor.

Por fim, é importante ponderar com cuidado as coberturas e exclusões de cada proposta e verificar se têm enquadramento no seu orçamento familiar. A escolha acertada é a que oferecer melhor relação prémio/coberturas. Depois de tomar a decisão, prefira fazer o pagamento de forma anual, dado que, na maioria dos casos, implica benefícios adicionais. Verifique também se pagar por débito direto trará algum desconto complementar.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.