[weglot_switcher]

Telecomunicações: como poupar em 2024?

Neste artigo, saiba o que aconteceu em 2023 no mercado das telecomunicações e conheça dicas valiosas para navegar pelo seu universo em 2024, sem pagar mais do que precisa.
23 Janeiro 2024, 10h33

Nos últimos anos, o cenário das telecomunicações em Portugal tem sido palco de algumas mudanças. Entre as operadoras tradicionais e os novos players, incluindo algumas operadoras regionais, os consumidores têm hoje à sua disposição uma variedade de opções. Neste artigo, o ComparaJá explica o que aconteceu em 2023, explora as tendências do mercado, e oferece-lhe dicas valiosas para navegar pelo universo das telecomunicações em 2024.

Vimos algumas mudanças nas telecomunicações em 2023

Operadoras tradicionais mantiveram-se estáveis

No mercado das telecomunicações em Portugal, Vodafone, MEO, NOS e NOWO detêm maior quota de mercado. Os preços entre elas são muito semelhantes, havendo até promoções equivalentes. No entanto, estas operadoras diferenciam-se pelas ofertas adicionais que incluem.

Já a NOWO, embora mantenha uma quota de mercado modesta, destaca-se pela estabilidade de preços ao longo dos anos. Apesar de estar bastante sólida no mercado, ainda não tem cobertura em todo o território nacional.

Surgiram novas operadoras no mercado

Nos últimos anos, houve uma tendência crescente no surgimento de operadoras regionais, diferenciadas e tipicamente apenas com cobertura local. Falamos de operadoras como a LigaT (que opera na região Oeste) e a Lazer (cuja área de atuação é o Algarve). Estas operadoras prometem simplificar as telecomunicações oferecendo serviço apenas de internet.

Por outro lado, está prestes a entrar no mercado nacional uma operadora que já deu muito que falar. Falamos da Digi, que tem um histórico de conquistar clientes na Espanha e promete agitar as águas em Portugal. 

Vimos surgir uma estratégia em algumas operadoras

Há alguns anos que surgem operadoras mais pequenas. Falamos da Uzo, associada à Meo, que surgiu em 2005 apenas para móvel, e que hoje oferece também internet. Mas também falamos da WOO, uma oferta surgida em 2020, da NOS, que promete um serviço gerido 100% por uma aplicação digital. 

Mais recentemente, surgiu a Amigo, pertencente à Vodafone e com características muito semelhantes. As três operadoras de telecomunicações oferecem internet fixa e telemóvel com valores mais acessíveis. Nenhuma delas tem associado pacote de televisão ou telefone fixo.

Como poupar em telecomunicações em 2024?

Para poupar em telecomunicações em 2024, basta seguir algumas linhas orientadoras:

  1. Comparar todo o mercado: Antes de decidir, comparar todas as alternativas disponíveis no mercado para garantir a escolha mais vantajosa. Considere também todas as promoções, por vezes, optar por descontos contínuos pode ser mais vantajoso que optar por isenções iniciais.
  2. Negociar de forma inteligente: Ao aproximar o final do período de fidelização, pode negociar com a operadora para garantir melhores condições e avaliar todas as alternativas no mercado.
  3. Aproveitar oportunidades específicas: A Black Friday é uma excelente altura para negociar preços ou até estabelecer acordos futuros com as operadoras. Aproveite estas oportunidades para garantir vantagens financeiras a longo prazo.
  4. Separar os serviços: Em vez de subscrever um pacote muito completo, considere separar o telemóvel do pacote das restantes telecomunicações, pois pode oferecer poupanças significativas. Compare sempre os preços antes de decidir.
  5. Fazer fidelização consciente: Esteja ciente dos períodos de fidelização e jogue com eles para diminuir a tua fatura de telecomunicações. Por outro lado, opte por contratos mais curtos se tiver a intenção de explorar outras ofertas num futuro próximo.

Avaliar ofertas, aproveitar estratégias promocionais e adotar abordagens inteligentes para poupar em pacotes de telecomunicações são passos essenciais para uma experiência mais eficiente e acessível. O futuro promete mais inovação e competição, proporcionando aos consumidores ainda mais oportunidades para encontrar a oferta ideal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.