[weglot_switcher]

Conheça os três irmãos herdeiros do império Ikea

Jonas, Mathias e Peter Kamprad. Os herdeiros do fundador da empresa são discretos e exigentes como o pai.
  • IKEA
5 Fevereiro 2018, 12h01

Um génio empresarial, habilidade para os negócios e um pai exigente. É assim que o fundador do Ikea, Ingvar Kamprad, falecido na semana passada, é descrito por quem o conhece. Johan Stenebo, um dos principais executivos da firma durante 20 anos, conta no seu livro que o Ikea nunca tinha conhecido ninguém mais inteligente. Ao mesmo tempo, escreve sobre a austeridade, a exigência e o brio profissional exigido aos filhos: Peter, Jonas e Mathias (a filha adotiva do primeiro matrimónio, Annika, está fora dos negócios).

Os três partilham da paixão do progenitor pela invisibilidade: conhece-se pouco sobre eles, não gostam de aparecer juntos em público e apenas deram uma única entrevista, no ano de 1998, num livro sobre a história do Ikea. As respostas foram conjuntas para ninguém saber quem disse o quê. Nesse mesmo ano, o fundador revelaria a sua estratégia para a empresa. “Não quero que os meus filhos compitam entre eles para dirigir a empresa. Mas mais tarde terei que nomear um deles”. Só que nunca o fez.

O pai acabou por desenhar uma complexa estrutura organizacional que protegia a companhia de eventuais disputas. O filho Mathias, segundo várias fontes, é o mais sociável e o mais dotado para os negócios. Vive em Londres e estudou numa prestigiada escola de negócios da Suíça. O irmão Jonas fala cinco idiomas e entre 2004 e 2008 liderou com êxito a Habitat (empresa que pertenceu ao universo Ikea). Também Peter estudou numa escola suíça e destaca-se pelo facto de ser bastante minucioso e um especialista em finanças.

Segundo um artigo da agência Bloomberg, os herdeiros de Kamprad (ocupava o oitavo lugar no Bloomberg Billionaires Index porque controlava uma fortuna global do sector de retalho, avaliada em 58,7 mil milhões de dólares) não terão controlo directo da empresa. Vão ficar com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma colecção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de retalho da propriedade da família que tinha um total de cerca de 10 mil milhões de dólares em activos em 2016.
Segundo informação nos relatórios anuais da empresa, Ingvar Kamprad não detinha, desde 1988, um papel operacional no negócio, apesar de ter continuado a contribuir para a IKEA enquanto consultor sénior.

De acordo com informação disponibilizada pela consultora de comunicação da IKEA Portugal, Ingvar não detinha participações no Grupo IKEA, nem no Grupo Inter IKEA. “Ambos os grupos têm estruturas de governance profissionalmente estabelecidas, pelo que não haverá alterações de liderança decorrentes”. Torbjörn Lööf é atualmente o CEO do Grupo Inter IKEA, que é detido pela Interogo Foundation (via Inter IKEA Holding B. V.). Jesper Brodin é CEO do Grupo IKEA, detido pela Stichting Ingka Foundation.

Relativamente à estrutura, a cadeia de valor da IKEA está estabelecida num sistema de franchising: A Intorogo Foundation detém o Grupo Inter IKEA (via Inter IKEA Holding B. V.), franchisor e responsável pelo conceito IKEA (gama, cadeia de produção e fábricas IKEA Industry). Independente deste, o Grupo IKEA é o principal franchisado da marca, que opera a distribuição e maior parte das lojas e centros comerciais.

O Grupo IKEA pertence à Stichting INGKA Foundation (via INGKA Holding B.V.), com sede nos Países Baixos e Liechtenstein, respetivamente. A IKEA Foundation é o braço filantrópico da Fundação Stichting INGKA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.