[weglot_switcher]

Costa espera um acordo rápido em Bruxelas para arrancar a “tempo e horas” com plano de recuperação

O primeiro-ministro deseja um acordo rápido entre o Parlamento e o Conselho Europeu para arrancar a “tempo e horas” com o Plano de Recuperação e Resiliência no próximo ano.
  • António Costa
15 Outubro 2020, 11h11

O primeiro-ministro quer que haja rapidamente um acordo em Bruxelas para que o Plano de Recuperação Económica possa avançar a “tempo e horas”.

“Espero que rapidamente possa haver acordo entre Parlamento e Conselho Europeu para que tudo seja aprovado a tempo e horas para isto arrancar o mais rapidamente possível no próximo ano”, disse hoje António Costa em Bruxelas após entregar o esboço do Plano de Recuperação e Resiliência na Comissão Europeia.

“Um acordo depende de ambas as partes”, respondeu quando questionado pelos jornalistas se seria difícil de alcançar um entendimento.

“Em julho, foi alcançado no Conselho Europeu” um “acordo muito difícil”, foram “cinco dias e quatro noites longas de trabalho, para podermos chegar a um acordo”, afirmou sobre a reunião onde foram definidos os pacotes europeus de ajuda económica.

“a presidência alemã tem boas propostas para um acordo entre o Parlamento e o Conselho, iremos apoiar a presidência alemã para que seja possível obter um acordo rápido”, acrescentou.

“Temos vindo a fazer o trabalho de casa, temos uma estratégia que ficou plasmada no documento que o professor Costa Silva definiu. Temos o conjunto de projetos identificados, vamos começar a trabalhar com a Comissão para que esteja tudo pronto assim que os recursos estejam disponíveis comecem a chegar a economia real”, afirmou o primeiro-ministro em declarações transmitidas pela SIC Notícias a partir de Bruxelas.

Questionado sobre qual o teor da conversa que manteve hoje com a presidente da Comissão Europeia, disse que Ursula von der Leyen tinha “tido oportunidade de conhecer as linhas gerais quando esteve em Lisboa. Ficou muito contente de termos sido um dos primeiros a entregar” o plano contendo já  “projetos concretos”.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/primeiro-ministro-ja-entregou-em-bruxelas-esboco-do-plano-de-recuperacao-650562

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.