[weglot_switcher]

Costa sobre Luanda Leaks: Portugal “vai colaborar totalmente com as autoridades angolanas”

António Costa garantiu colaboração total nas investigações ao caso Luanda Leaks e a Isabel dos Santos.
22 Janeiro 2020, 17h33

O primeiro-ministro garantiu hoje que Portugal vai colaborar com Angola nas investigações aos negócios de Isabel dos Santos expostos pela investigação jornalística Luanda Leaks.

“Vamos colaborar totalmente com as autoridades angolana, como temos vindo a fazer. Espero que este caso permita à justiça angolana tratar o que tem a tratar, e que as empresas portuguesas continuem a desenvolver a sua atividade dentro da maior estabilidade possível para a economia portuguesa”, disse António Costa.

“O Estado português tem de colaborar com os outros estados nas investigações criminais”, destacou António Costa.

Sobre a Efacec, que tem a empresária como acionista, o primeiro-ministro apontou que a “investigação incide sobre uma acionista, e não sobre a empresa. As medidas que sejam adotadas sobre a acionista, não afetarão necessariamente a empresa. Nesse pressuposto, desejo que Portugal cumpra a sua função: colaborar com uma investigação desenvolvida pelas autoridades de um país amigo, e que as empresas mantenham a sua atividade, e que algumas delas são essenciais para a economia nacional, como a Efacec que é uma grande empresa industrial”.

As declarações do primeiro-ministro têm lugar no mesmo dia em que foi conhecido que o procurador-geral da República de Angola vai reunir-se amanhã com a sua homóloga portuguesa com o caso Luanda Leaks em cima da mesa. Hélder Pitta Grós vai assim reunir-se amanhã com Lucília Gago, segundo a SIC/Expresso.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/procurador-geral-de-angola-a-caminho-de-lisboa-para-se-reunir-com-pgr-portuguesa-538602

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.