[weglot_switcher]

Covid-19. 77% das empresas registam impacto negativo

Na primeira quinzena de maio, o número de empresas inquiridas com pessoas em teletrabalho atingia os 54%, menos quatro pontos face à quinzena anterior.
19 Maio 2020, 11h29

Devvido à pandemia da Covid-19, 77% das empresas em Portugal registaram um impacto negativo no seu volume de negócios na primeira quinzena de maio.

A conclusão é do estudo conjunto realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal (BdP) que está a monitorizar desde o início o impacto do coronavírus na economia nacional.

Durante este período, a percentagem de empresas em funcionamento aumentou seis pontos para 90% face à quinzena anterior, com destaque para o setor do comércio que registou uma subida de oito pontos para 92%.

Comparando a primeira quinzena de maio com a anterior, 41% das empresas apontam para uma estabilização, com 41% a apontarem para uma pequena variação do seu volume de negócios.

Das empresas inquiridas, 54% tinham pessoas em teletrabalho, menos 4 pontos face à quinzena anterior, com 46% das empresas a reportarem que tinham pessoal a “trabalhar em presença alternada nas instalações da empresa devido à pandemia”.

A maioria das empresas (70%) diz que não registou alterações no número de pessoas ao serviço entre a primeira quinzena de maio e a segunda de abril.

Já 18% das empresas registaram um aumento do pessoal ao trabalho, com a maioria destas a referirem que o fim do layoff foi o principal motivo para o regresso de trabalhadores. Do total, 12% das companhias registaram uma diminuição dos trabalhadores ao serviço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.