[weglot_switcher]

Custo de vida e aceitação de imigrantes colocam passaporte português no ‘top15’ mundial

Índice internacional elaborado pela Global Citizen Solutions para 2024 avalia a qualidade de vida global de um país, concentrando-se em aspetos que aumentam a atratividade deste, como o bem-estar social e a sustentabilidade.
2 Janeiro 2024, 15h26

O passaporte português ocupa o 13.º lugar de acordo com o índice de Qualidade de Vida 2024 realizado pela Global Citizen Solutions, uma boutique de investimento especializada em analisar soluções de nacionalidade para investimentos. Esta é uma ferramenta que orienta aqueles que estão à procura não apenas de uma mudança, mas em melhorar a sua qualidade de vida.

O ranking 15 deste índice é liderado pelo passaporte da Finlândia, seguida da Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos. O sétimo lugar é ocupado pela Irlanda, seguida da Áustria, Espanha e Nova Zelândia.

A Noruega ocupa o 11.º lugar e o Luxemburgo antecede Portugal nesta lista. O passaporte da Islândia ocupa o penúltimo lugar do ranking e no último lugar está o Canadá.

Este índice foi realizado através e uma nova metodologia, sendo que o mesmo avalia a qualidade de vida global de um país, concentrando-se em aspetos que aumentam a atratividade deste, como o bem-estar social e a sustentabilidade.

O diretor de Estratégia da Global Citizen Solutions, Manuel Garrido, explica que, por detrás da pesquisa “havia seis pesos principais de indicadores incluídos neste índice que formaram a base da nossa classificação, sendo eles os objetivos de desenvolvimento sustentável, custo de vida, nível de liberdade, felicidade, desempenho ambiental e aceitação de migrantes”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.