[weglot_switcher]

DBRS: “Governo minoritário do PSOE é o cenário mais provável” em Espanha

A agência de rating canadiana prevê que o próximo Governo sofra de instabilidade elevando assim o “risco de eleições antecipadas antes do fim da legislatura”.
11 Novembro 2019, 16h28

Novas eleições espanholas, novo impasse político. O PSOE volta a vencer as eleições gerais no país vizinho, mas os socialistas tiveram uma vitória de Pirro: sem maioria absoluta, com a direita e a extrema-direita a crescerem face a abril, e sem uma clara solução de governação.

Analisando as eleições, a DBRS considera que o “cenário mais provável” é um “governo minoritário liderado pelo PSOE”.

No entanto, caso se o PSOE coligue o próximo Governo espanhol não vai ter a vida facilitada. “Qualquer que seja a forma do próximo governo, está prestes a permanecer relativamente instável e requerer compromisso contínuo e cooperação para se manter junto durante toda a legislatura. Esta instabilidade provável eleva o risco de eleições antecipadas antes do fim da legislatura”.

Sem um resultado claro, “serão necessários compromissos políticos para quebrar o impasse e formar um Governo”. A agência de notação financeira canadiana afasta o cenário de novas eleições nos próximos meses “devido à fatiga eleitoral e a baixa probabilidade de resolução do problema de fragmentação”.

A situação na Catalunha vai permanecer no “centro do debate político nas negociações que se avizinham para formar um Governo de coligação”.

“Os resultados eleitorais sugerem que um governo minoritário do PSOE permanece como o cenário mais provável. Mais importante, independentemente do resultado, esperamos que o próximo Governo respeite e opere dentro o quadro orçamental da União Europeia, e que mantenha a tendência de melhoria do défice espanhol e das métricas dívida sobre o PIB”, segundo Javier Rouillet da DBRS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.